Biblioteca Central da UFG comemora 50 anos

On 24/08/23 10:57 .

Evento homenageou servidores e gestores que atuam ou atuaram em prol do Sistema de Bibliotecas

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Júlia Barros

Em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Central, a Universidade Federal de Goiás realizou, no dia 24 de agosto de 2023, uma cerimônia de homenagem aos servidores da unidade ativos e também já aposentados. A solenidade começou com um café da manhã comemorativo e a apresentação artística de Jônathas Xavier Ferreira. Eliane Correa Guimarães Lopes também leu um texto em homenagem ao aniversário para homenagear os servidores que estiveram na biblioteca durante esses 50 anos.

Homenagem reuniu servidores para comemorar os 50 anos da Biblioteca da UFG

A mesa diretiva teve a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, o vice-presidente do Conselho de Regional de Biblioteconomia, Jônatha Pereira Alves Diniz, o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Daniel Christino, e a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi), Adriana Ribeiro.

50 anos da Biblioteca

Adriana Ribeiro ressaltou que não esperava que, ao iniciar o processo de organização das comemorações, teriam a repercussão que tiveram. Ela observou o desafio de levantar a história da biblioteca para as comemorações do cinquentenário: “Nós, bibliotecários, não catalogamos devidamente nosso trabalho e vamos melhorar isso para os próximos anos, para quando tivermos o centenário”. Mas ela ressalta que, ao contrário do que possa ser pensado com a revolução tecnológica: “a biblioteca continua mais necessária do que nunca.” Em seu discurso ressaltou o papel de Marietta Telles Machado que dá nome ao Auditório da Biblioteca e como seu trabalho foi importante para a Biblioteconomia, fez um resumo dos principais momentos da biblioteca e seu crescimento, além dos tradicionais eventos realizados pela unidade. A diretora também destacou a necessidade de pensar na reestruturação da biblioteca continuamente: “Não é porque existem vias ilegais que devemos ensinar ou transferir a responsabilidade de conseguir os livros para os alunos. A biblioteca precisa de constante renovação de seu acervo, não só para cumprir exigências, mas para atender os estudantes”, afirmou. Ela lembra o importante papel dos servidores da biblioteca: “Fazemos o possível para tornar a biblioteca agradável” e finalizou desejando que o sistema de bibliotecas da UFG se torne na prática continuamente prioridade da universidade.

O diretor da FIC, Daniel Christino, unidade que abriga o curso de Biblioteconomia da UFG, falou de suas experiências na biblioteca e destacou o papel do livro ao longo da história. “Temos a impressão que a biblioteca gira em torno do livro, mas não lembramos o impacto que o livro causou para a subjetividade humana. A experiência de ler um livro é ter alguém falando na sua cabeça.” Ele também destacou o papel da biblioteca na promoção da relação das pessoas com o conhecimento: “Tudo que lemos e estudamos, em nós floresce”. Finalizou ressaltando que participar da vida cotidiana da Universidade, transforma e que a biblioteca é importante na construção do conhecimento da instituição.

50 anos da Biblioteca
Servidores e ex-servidores prestigiaram o evento

Jônathas contou de sua trajetória junto à biblioteca da UFG desde sua graduação e parabenizou o Sibi e o resgaste da história da unidade, colocando o Conselho sempre à disposição da instituição. Felipe Terra destacou um dos papéis da biblioteca: da divulgação das pesquisas produzidas na pós-graduação. Ele também trouxe a notícia de que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai liberar um edital para publicações periódicas e que isso auxiliará muito a universidade em suas publicações.

Jesiel também lembrou da história das bibliotecas da UFG, seus ambientes e seu crescimento. “Como tudo na universidade, a biblioteca é um ambiente em transformação permanente. Sua função vai evoluindo, mas nunca deixará de existir. É um local de acervo, mas também de difusão de conhecimento. Esses 50 anos são um momento de comemorar o êxito da instituição, mas também refletir e olhar para os desafios que se colocam”, afirmou o vice-reitor.

Após as falas das autoridades foram entregues homenagens aos gestores da UFG, servidores atuais e servidores já aposentados como forma de reconhecimento pelo trabalho junto ao Sistema.

50 anos da Biblioteca
Servidores ativos e já aposentados foram homenageados

Confira mais fotos do evento aqui

Biblioteca Central da UFG faz 50 anos (Jornal UFG)