Coordenadores_da_Rede_Jean_Monnet_17-08-2023

Final do evento da Rede Jean Monnet tem presença de embaixador

Em 18/08/23 19:13.

Ignacio Ybáñez avalia conferência realizada pela UFG como muito importante 

Evento_Rede_Jean_Monnet_17-08-23 (1)
Robson Vieira, Ignacio Ybáñez, Jesiel Freitas, Márcio Pereira e Lidiane de Abreu

 

Fotos: Evelyn Parreira

O encerramento da conferência "O impacto da Cúpula União Europeia (UE) - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a parceria estratégica com o Brasil" contou com as presenças do embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, e do vice-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jesiel Freitas Carvalho. A solenidade foi realizada na quinta-feira (17/8), no Hub Goiás, no Setor Universitário, em Goiânia. 

O seminário foi um desdobramento da III Reunião de Cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia (UE), realizada na Bélgica no mês de julho de 2023. O encontro reuniu coordenadores dos projetos Jean Monnet (Rede JM) e foi marcado por discussões divididas em diferentes eixos temáticos da parceria estratégica entre União Europeia e Brasil, na condição de membro da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Coordenadores_da_Rede_Jean_Monnet_17-08-2023
Coordenadores da Rede JM com o embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez

 

A mesa diretiva foi formada pelo vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho; o subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral de Governo, Márcio César Pereira, representando o governador do Estado, Ronaldo Caiado; o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; a superintendente de Inovação Tecnológica do Estado de Goiás, Lidiane Monteiro de Abreu;  e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira.

Ao final do encontro, o embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, fez uma breve avaliação das atividades em Goiânia. "Para nós, União Europeia, essa Cúpula União Europeia - Celac foi sem dúvida um evento muito importante, mas sobretudo um evento que vai trazer muito e bom trabalho". O vice-reitor da UFG ressaltou a importância da colaboração entre instituições, esferas governamentais e nações. "Hoje, mais do que em qualquer outra época da história humana, os desafios não podem ser resolvidos de maneira individual por nenhuma nação por maior e por mais poderosa que ela seja. Então, a colaboração internacional é um elemento fundamental para nortear a ação das organizações e das nações que a nossa Secretaria de Relações Internacionais tem procurado, no âmbito que cabe à UFG, desempenhar esse papel".

 

Embaixador_UE_Brasil_Ignacio_Ybáñez_17-08-23
Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez: "evento vai trazer muito e bom trabalho"

 

Jesiel aponta que o seminário destaca a existência de um elemento capaz de unir e levar à criação de mecanismos que tornará a sociedade capaz de resolver esses desafios e superar essas transições de uma forma eficaz. "São os valores da sociedade humana, da democracia, e das relações internacionais. Nesse sentido, os estados democráticos, as organizações que representam esses estados democráticos, e aí a Universidade tem uma responsabilidade muito maior do que os demais setores da sociedade, e esse evento reflete esse compromisso e essa responsabilidade", finaliza. 

Cátedra Jean Monnet da UFG

A Cátedra Jean Monnet é promovida como forma de aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrados ao programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior, bem como proporcionar a ampliação de debates acerca de temas cada vez mais priorizados no mercado de trabalho. A política externa europeia para os direitos humanos e a democracia, como instrumento estratégico da ação externa da União Europeia e para suas relações com o Brasil e a América Latina, são temas comumente abordados na cátedra. Trata-se de um posto de ensino concedido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eacea), da União Europeia.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SRI