O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 Otimaza prae5.JPG

Lançado o sistema Otimiza Prae

On 08/15/23 08:27 .

A ferramenta oferece painéis para a construção de ações estratégicas de assistência estudantil na UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

 

O desafio de gerir de maneira eficiente os diversos programas de assistência estudantis desenvolvidos na Universidade Federal de Goiás ganhou uma ferramenta que, além de facilitar os trabalhos diários da pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), demonstra a importância de que se continue investindo na área de Tecnologia da Informação (TIC) na universidade. Com esse norteador foi lançado hoje, 15/8, o sistema Otimiza Prae, que permite além da sistematização dos atendimentos prestados, a construção de painéis que geram subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomada de decisão, promovendo o aperfeiçoamento de programas que visam contribuir com a permanência e o êxito estudantil. O Otimiza Prae foi desenvolvido por analistas do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), que é ligado à Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) da UFG, após mais um ano de trabalho junto com a equipe da Prae. Acesse as fotos do evento com seu email institucional.

 

 Otimaza prae5.JPG

Sistema desenvolvido pelo Cercomp/SeTI é pioneiro no Brasil e oferece o potencial de impactar diretamente na elaboração de políticas estudantis na UFG

 

Contextualizado a todos sobre a importância do sistema e agradecendo a equipe da Prae que compareceu ao evento, inclusive antigos gestores, Maísa Silva lembrou que, desde 2018, essa demanda tem sido pensada com o objetivo de reunir de maneira eficiente dados dos estudantes, para conseguir enxergar as demandas de forma mais estratégica e global. "Esse sistema de prontuário único possibilita um trabalho integrado e é pensado como uma política pública, como um legado para a universidade. Vamos fazer essa entrega para consolidar que esse é um lugar de política pública. A Prae não é um ponto da ajuda emergencial, mas é o espaço da política pública embasada e comprometida com o êxito acadêmico", enalteceu. A pró-reitora destacou que a universidade se torna com essa entrega uma referência para as demais instituições de ensino públicas. "Somos a única instituição do Brasil que contará com esse sistema que abre uma possibilidade sem precedentes para pensamos a assistência estudantil em profundidade", concluiu.

Cumprimentando nominalmente toda a equipe que se comprometeu com o projeto por mais de um ano, o secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Oliveira, lembrou que foram mais de 70 reuniões para que pudesse se conhecer toda a estrutura da Prae em profundidade, criando um sistema de tivesse a envergadura necessária para suprir as demandas de dados da assistência estudantil. "Foi um trabalho muito delicado, especialmente porque lidamos com dados sensíveis. Depois de tanto trabalho, tenho certeza que o sistema irá permitir uma gestão baseada em dados e evidências", defendeu. 

Otimaza prae7.JPG

Parte da equipe do Cercomp que participou do projeto

 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que a presença da apresentação musical em um lançamento de um sistema tão essencial é a marca da complexidade e diversidade da Universidade. "Viramos a página e inauguramos uma nova era não só da inclusão, mas também da transparência na instituição", afirmou. De acordo com a reitora, à entrega do sistema implica em um aumento da atuação dessa política pública. "Um sistema como esse deve ser levado para outras instituições públicas e privadas. Somos protagonistas e tenho certeza que o Otimiza Prae está apenas começando o seu impacto aqui na UFG.  A reitora agradeceu ainda, em especial, o trabalho de Sandramara Matias Chaves, também presente no evento, e que está a frente da Funape, já que de acordo com ela, " Sandramara está sempre atuando em parceria conosco para a realização de projetos que influenciam diretamente a melhoria do funcionamento e dos investimentos na UFG", acrescentou.

A abertura do lançamento contou com a apresentação do grupo musical composto de estudantes da Escola de Musica e Artes Cênicas (Emac) São elas, que foram acompanhadas pelo violonista, também discente, Pedro Molino.

Além de membros da gestão, antigos diretores da Prae, e diretores de unidades acadêmicas também prestigiaram o evento. 

Construção do Otimiza Prae

Após a fala inicial, o analista do Cercomp, Bruno Machado, apresentou as funcionalidades que estão disponíveis no Otimiza Prae. Segundo ele, há muitas nuanças que precisaram ser pensadas e discutidas junto com a Prae no intuito de não só apresentar as informações, mas permitir o seu acompanhamento, zelando pelo cuidado com a disponibilização desses dados "não são compartilhadas, por exemplo, informações sensíveis de cada atendimento entre os setores", explicou.

Bruno Machado destacou ainda que a transformação digital passa não só pela adoção de tecnologias, mas também envolve mudanças culturais e o engajamento e comprometimento dos profissionais envolvidos, para que a ferramenta funcione adequadamente e seja cada vez mais aprimorada, servindo de modelo também para outras universidades.  O analista relembrou que de início foi constatado que cada departamento contava com uma lógica específica de controle. "Por isso a necessidade de tantas reuniões, para que pudéssemos entender o funcionamento e propor soluções para a formulação desse prontuário", finalizou a sua fala.

Dados da Assistência Estudantil na UFG

Após a abertura do evento, a pró-reitora de Assistência Estudantil, Maísa Silva apresentou dados da universidade e destacou que a Prae atende diretamente quase 8 mil estudantes, que recebem de zero a meio salário mínimo mensalmente. Além disso, cerca de 70% dos estudantes da UFG recebem algum tipo de apoio da Prae enquanto estão vinculados à UFG. "E a demanda não diminui, em 2023 já foram realizados 85% de todos os atendimento que realizamos no ano passado. Nosso desafio é enorme já que 75% dos estudantes da UFG estão na faixa de atendimento prioritário do PNAES, que é o Plano Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação", frisou a pró-reitora.

Maísa Silva destacou ainda que os restaurantes universitários da UFG servem em média 7.100 refeições diariamente, e que há uma comissão específica que se reúne todos os meses para avaliar a qualidade das refeições. "Essa é uma questão prioritária para nós, e zelamos por ela especialmente ouvindo os estudantes que mais fazem uso desse serviço", concluiu.

 Otimaza prae2.JPG

Maísa Silva lembrou que as primeiras tratativas para a construção do sistema são de 2018

 

 Otimaza prae6.JPG

Presidente Executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, ao centro, também participou do lançamento

 

 Otimaza prae8.JPG

Bruno Machado, do Cercomp, lembrou que o Otimiza Prae foi apresentado durante o WTICIFES 2023, encontro que reúne o que há de mais moderno em gestão tecnológica em instituições federais de ensino

 Otimaza prae4.JPG

Equipe do Cercomp também compareceu ao evento

 

 

Categories: Notícias Noticias PRAE CERCOMP SeTI

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.