
Lançada mostra sobre a influência do modernismo vienense na arquitetura
Exposição sela parceria entre a Universidade, embaixada da Áustria e governo estadual

Texto: Versanna Carvalho
Fotos: Evelyn Parreira
A exposição “Modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil - usando os exemplos de Clemens Holzmeister” foi aberta na quarta-feira (2/8) com a realização de um simpósio sobre dois arquitetos austríacos que se destacaram fora de seu país de origem, Otto Wagner e Clemens Holzmeister. A mostra se estende até 1 de setembro de 2023 e está sendo realizada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Cidade de Viena, Museu de Viena, Embaixada da Áustria, Embaixada da Turquia e o Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Vila Cultural Cora Coralina. A atividade está inserida no "Ciclo do Bicentenário da Independência do Brasil (2022-2025) - 443 anos de amizade com a Áustria".
O evento marca também o início da colaboração triangular entre Áustria, Brasil e Turquia pelos próximos dois anos para a realização de um ciclo de análises científicas das influências mútuas entre esses países nas áreas de arquitetura, filosofia, literatura, direito, artesanato, artes e ofícios. A informação foi dada pelo embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, durante a solenidade de abertura da mostra, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Stefan Scholz foi um dos convidados internacionais, juntamente com o conselheiro da Embaixada da Turquia, Ömer Yazgan.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG) observa que estabelecer a relação entre a Universidade, o Estado de Goiás, a Embaixada da Áustria e a Embaixada da Turquia significa que a UFG está dando passos largos para a internacionalização no campo da cultura, da produção do conhecimento, da ciência e da inovação. “Isso tudo nos move e nos enche de esperança e expectativa”, diz.
“Nós estamos mobilizados para o tema e não existe lugar mais interessante e imponente para um encontro como esse, a Vila Cultural Cora Coralina, no coração da cidade de Goiânia. Aqui pulsa a história da arquitetura art decó da cidade, pulsa a nossa história recente. O nosso primeiro centenário ainda não chegou, enquanto capital e cidade planejada e essa Vila anexa ao nosso Teatro Goiânia e [próxima] aos becos que compõem esse centro da cidade", destaca Angelita.
"Agora estamos aqui neste lugar para conhecer a arquitetura modernista vienense e discutir os impactos dessa arquitetura no Brasil, na Turquia, mas não apenas isso, como diz o nosso embaixador, aprender e compreender as diversas influências do modernismo vienense em todos os seus aspectos como literatura, filosofia e artesanato. Isso tudo faz deste momento um marco importante nessa parceria da Universidade, do governo do Estado, e da embaixada, que não começou hoje. Para chegar aonde estamos levamos mais de ano trabalhando nesse projeto", diz a reitora.

Figura histórica
O conselheiro da Embaixada da Turquia, Ömer Yazgan, agradeceu o convite da Embaixada da Áustria para participar do projeto que trata de uma figura histórica, o arquiteto Clemens Holzmeister, "devido a sua importância para a história da arquitetura do nosso país. Ele deixou obras importantes, incluindo o parlamento turco, em Ancara, capital da Turquia. Esse evento é uma oportunidade para homenagear sua memória".
O diplomata turco explicou que Clemens Holzmeister foi convidado para visitar Ancara em 1927 e que, naquela época, a cidade era a nova capital do estado Turco. "O império otomano entrou em colapso após a Primeira Guerra Mundial. A república foi proclamada em 1923. Ancara era uma cidade pequena, cuja população era de 20 mil habitantes. O senhor Holzmeister foi um dos especialistas estrangeiros convidados para participar da construção da nova capital turca. Ele projetou mais de 10 edifícios governamentais na Turquia até 1937. Isso marcou o seu primeiro período no país".
Cultura
A titular da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), Yara Nunes, ressalta a satisfação de participar de um evento com a magnitude da exposição "Modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil". "Principalmente porque nós acreditamos que, através da cultura, muitas portas podem se abrir para o Estado de Goiás. Em especial, portas para países que são tão importantes para nós e não somente comercialmente. É importante que possamos mostrar um pouco mais da nossa cultura para que outros países também se encantem e se apaixonem pela cultura goiana".
Também participou do lançamento da exposição o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Giordano Sárvio Cavalcante de Souza. Giordano deu boas vindas aos visitantes e agradeceu o fato de terem vindo "demonstrar suas melhores riquezas, que são as artes e o conhecimento, para que a nossa cultura possa se beneficiar delas.
Serviço
Exposição "Modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil - usando exemplos de Clemens Holzmeister"
Período: de 2 de agosto a 1 de setembro de 2023
Horário: das 9h às 17h
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: R. 3, s/n - St. Central, Goiânia - GO, CEP: 74175-120
Ingresso: entrada franca
Saiba mais
Exposição "Modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil"
UFG é uma das estações do International Jazz Express to Brazil 2002
UFG recebe embaixador da Áustria
Sustentabilidade é a base para o progresso no pós-covid, diz embaixador
Embaixador da União Europeia tem agenda de compromissos na UFG
Fonte: Secom UFG