
Prazo para Autoavaliação Institucional foi estendido para segunda-feira (7/8)
Para participar basta acessar o Sigaa e preencher o formulário
Texto: Caroline Pires
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) convida a comunidade acadêmica para participar da Avaliação Institucional 2023/1, que teve o prazo prorrogado para a próxima segunda-feira (7/8). Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e preencher um formulário. A Autoavaliação Institucional é realizada duas vezes por ano e tem a finalidade de orientar o processo de tomada de decisão dentro da UFG, contribuindo para o bom desenvolvimento da Instituição.
O presidente da CPA/UFG, Paulo Henrique Cirino Araújo, explica que o processo de avaliação institucional é realizado duas vezes ao ano e que é de extrema importância para o bom desenvolvimento da Universidade. "Quanto maior a participação da comunidade acadêmica, fornecendo informações e percepções sobre diversos aspectos da UFG, das suas unidades acadêmicas e cursos, tão maior será o embasamento durante as atividades de planejamento institucional. Ainda, associada à importância oferecida pela Reitoria e pró-reitorias aos resultados elaborados pela CPA, a Avaliação Institucional tem se configurado como peça fundamental para ao desenvolvimento da UFG ao longo dos anos", explicou. Os resultados das avaliações institucionais ficam disponíveis no Portal Analisa Dados UFG.
O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2004. Como atribuições da CPA, se destaca a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Contudo, a UFG já era pioneira neste processo, uma vez que desde 1994 começou a realizar as avaliações dos cursos de graduação. No ano de 1998 se iniciou o processo de construção coletiva de um modelo de avaliação institucional com perspectiva formativa.
Já em 2002, foi concebido o Programa de Gestão Estratégica (PGE), que determinou os marcos teóricos, com os pilares: integração dos processos autoavaliativos; a participação coletiva; a perspectiva da globalidade; o processo formativo e ético; a integração de múltiplos instrumentos avaliativos e a combinação de diversas metodologias; o respeito à identidade e história de cada local de trabalho da UFG.
Vale lembrar que a CPA mantém permanentemente um canal de comunicação com toda a comunidade da UFG, por meio do site: cpa.secplan.ufg.br.
Fonte: Secom UFG