Evento de Agricultura Irrigada destaca importância da Ciência
UFG é uma das organizadoras do II Encontro de Agricultura Irrigada do Centro-Oeste
Texto: Carolina Melo
Fotos: Júlia Barros
A abertura do II Encontro de Agricultura Irrigada do Centro-Oeste, realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da UFG, destacou o papel da Ciência na área do agronegócio e especialmente da irrigação agrícola, e prestou homenagem aos nomes da agricultura irrigada do Estado de Goiás, tendo como destaque Eduardo Veras de Araújo, produtor de grãos em Silvânia (GO), vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e atuante na área da Irrigação. O evento, que teve início nesta quinta-feira (20/7) segue até sexta-feira (21/7), com palestras e minicursos.
O Encontro é uma realização do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura (Inovagri) e tem entre os organizadores a Universidade Federal de Goiás (UFG). O diretor da Inovagri Centro-Oeste, Ricardo Gava, resgatou o histórico do Instituto, desde quando era um startup na Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do professor José Antônio Frizzone, passando pela sua consolidação no atual Instituto, em 2007, até a sua expansão para uma sede na região Centro-Oeste. Ele chamou a atenção para a aproximação dos pesquisadores brasileiros com os pesquisadores de outros países e destacou o nome do professor Everardo Mantovani entre os maiores nomes da agricultura irrigada do Brasil. “Esse evento busca o intercâmbio de profissionais, acadêmicos e universidades. O objetivo é levar a difusão dos conhecimentos sobre agricultura irrigada”, afirmou.
O professor da Escola de Agronomia (EA) da UFG e presidente da Comissão Organizadora do evento, José Alves Júnior, ressaltou a importância em “reunir todos os atores da agricultura irrigada”, visando a atuação sustentável e próspera da agricultura irrigada no Estado. Entre tantos benefícios, o professor citou a “estabilidade de produção, a melhor regulação de preços, a segurança alimentar, o melhor sequestro de carbono do solo e a melhor lucratividade”. Segundo o professor, o tema do evento, que é “A Agricultura Irrigada na Região Centro-Oeste do Brasil: como explorar todo seu potencial?”, foi pensado visando a consolidação e o desenvolvimento da área de forma sustentável, ambientalmente correta e socialmente justa. “Trata-se do segmento mais promissor do agronegócio”, disse.
Na sequência, o Instituto Inovagri e a comissão organizadora fizeram uma homenagem ao vice-presidente da Faeg, Eduardo Veras de Araújo, considerado um defensor dos interesses da agricultura irrigada em Goiás. O engenheiro agrônomo, ao agradecer a homenagem, afirmou ser um dos momentos mais emocionantes de sua carreira. “Duas palavras representam eu ser o presidente de honra deste evento: alegria e honra. Reforço a gratidão a toda diretoria do Inovagri e estendo os agradecimentos a todos que contribuíram para a causa da agricultura irrigada”, afirmou Eduardo Veras. De acordo com o engenheiro agrônomo, o País precisa de “uma Política Nacional de Irrigação, para garantir o seu crescimento estruturado e sustentável” e reafirmou o importante papel da Ciência para a área. “A Ciência deve ser a locomotiva, puxando o agro junto com o produtor rural”.
Por sua vez, o produtor rural Dirceu Borges, em nome do presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), reforçou o valor da pesquisa na área da agricultura irrigada para que o País “produza mais sem precisar desmatar” e chamou a atenção para as mais de 30 empresas participantes enquanto expositores de marcas e revendas do ramo.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, fez questão de enaltecer as instituições de desenvolvimento tecnológico da agricultura irrigada e evidenciou as exportações do agronegócio no Estado. “Tivemos sucessivos recordes nos últimos quatro anos e isso se deve em grande parte ao trabalho de cada um de vocês”, afirmou. “Reforço o compromisso, em nome do governo, em apoiar essa e qualquer iniciativa que promova o maior segmento de exportação do Estado”.
Fonte: Secom UFG