O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 Instituto da Mulher.png

HC-UFG/Ebserh inaugura Instituto da Mulher

在 14/07/23 16:08 上。

Investimento, proveniente do SUS, reestrutura Bloco Ambulatorial e cria espaço de 710,25 m²

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dá mais um importante passo em prol da saúde feminina: a inauguração do Instituto da Mulher (IM). Com recurso de R$ 337.023,66, oriundo da contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS), parte do Bloco Ambulatorial passou por modernização e revitalização, viabilizando a implementação do Instituto, que oferecerá serviços de medicina avançada na assistência integral à saúde feminina.

A cerimônia de inauguração será na próxima segunda-feira, (17/07), às 11 horas, no Auditório do 6º andar do Edifício de Internação do HC-UFG. Logo após, será realizado o descerramento da placa inaugural, com a presença das seguintes autoridades: ministra da Saúde, Nísia Trindade; presidente da Ebserh, Arthur Chioro; reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; superintendente do HC, José Garcia Neto; diretor da Faculdade de Medicina da UFG e coordenador do Instituto da Mulher, Waldemar Naves do Amaral.

O objetivo do IM é oferecer atendimento especializado em todas as fases da vida da mulher, abrangendo não apenas aspectos físicos, como saúde reprodutiva e prevenção de doenças, mas também cuidados emocionais e mentais, como o autocuidado e o equilíbrio emocional. Serão ofertadas consultas, ações educativas, atendimentos e exames diversos, além do Day Clinical – realização de procedimentos clínicos ou cirúrgicos sem a necessidade de internação, permitindo alta no mesmo dia.

Com a implementação do Instituto da Mulher, o HC-UFG ampliará seus serviços médicos ao oferecer procedimentos de medicina fetal. Será possível realizar exames como aminiocentese e biópsia do vilo corial, que possibilitam o diagnóstico de anormalidades cromossômicas e outras doenças genéticas em fetos. Além disso, o Hospital também disponibilizará a cordocentese (análise sanguínea do feto, a partir de líquido coletado do cordão umbilical) e transfusões uterinas para fetos anemiados.

“A inauguração do novo Hospital das Clínicas (em 14 de dezembro de 2020) marcou o desafio de mais de 20 anos enfrentado pela Universidade para construir um novo hospital que, em seu pleno funcionamento, será um dos maiores hospitais universitários do Brasil. Agora, mais de dois anos depois desta importante entrega para a sociedade, estamos dando início a um novo capítulo na trajetória do HC, a partir da inauguração do Instituto da Mulher, com a perspectiva de oferecer um atendimento especializado às mulheres goianas”, declarou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

 

Revitalização do Bloco Ambulatorial e implementação do Instituto da Mulher

Com a reforma concluída em 30 de junho, o Instituto da Mulher conta com salas amplas, acolhedoras e privativas, totalizando 710,25 m² de área construída no Bloco Ambulatorial do HC-UFG. Serão oito consultórios para atendimento ambulatorial, duas salas de ultrassonografia, duas salas de isolamento, duas salas para a realização de procedimentos como histeroscopia (diagnóstico de doenças do endométrio uterino) e colposcopia (investigação de patologias do colo uterino, câncer do colo uterino, lesões pré-cancerígenas do colo uterino e HPV). Esses dois exames contam com equipamentos novos e modernos. Há, também, uma sala de recuperação pós-anestésica com seis leitos, uma sala para os serviços de Psicologia e Serviço Social e duas salas para reuniões.

No mesmo local, um miniauditório possibilitará as atividades de ensino e pesquisa com estudantes, pós-graduandos e residentes médicos, bem como mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do programa Ciências da Saúde. Segundo o coordenador do IM, Waldemar Naves do Amaral, as mudanças têm como objetivo otimizar a qualidade da assistência e do ensino prestados pelo HC-UFG: “E, assim, o Instituto da Mulher contempla a necessidade da parte educacional e a parte da prestação de serviços, para assistir bem à mulher goiana na sua saúde integral”.

Os ambientes serão climatizados e terão sanitários e purificadores de água, oferecendo aos usuários do SUS um local agradável e confortável. Além disso, haverá acesso à internet de alta velocidade, garantindo uma conexão estável e eficiente para o funcionamento dos sistemas necessários ao atendimento. Para os profissionais de plantão, foi projetada uma sala de repouso.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

资源: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

类别: Notícias Noticias HC UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.