Cotas pos graduação Consuni maio 2023_2_capa.png

Consuni aprova ampliação para reserva de vagas na pós-graduação

Em 30/06/23 17:25.

Uma comissão será criada para acompanhar e favorecer a permanência dos estudantes

Texto: Caroline Pires

Com o objetivo de ser uma instituição cada vez mais inclusiva e prezando pela diversidade, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou uma atualização da Resolução nº 07/2015, que trata sobre a política de ações afirmativas na pós-graduação da UFG. A proposta ampliou a porcentagem de reserva de vagas dos processos seletivos para ingresso na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de 20% para 50%, além de prever também o mesmo percentual de 50% de reserva de bolsas de estudo para esses(as) estudantes. Além disso, houve ampliação para que sejam contempladas todas as modalidades de pós-graduação, incluindo as especializações e residências, e não só a stricto sensu como era até então. A partir de agora, também, passam a ser contempladas, pela reserva de vagas e bolsas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas que gestam, pessoas ciganas, pessoas trans, pessoas imigrantes forçadas, e tutores.

O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Felipe Terra Martins, lembrou que a discussão sobre a alteração na resolução teve início em 2021, ainda na gestão anterior, com o envio de um ofício circular com a sugestão de promover o início da alteração, como, por exemplo, a inclusão de outros públicos, como travestis e transexuais. Para facilitar esse debate foi instituída uma comissão na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da UFG. Durante seis meses de reuniões, foi construída uma proposta a partir de um diálogo participativo, incluindo os grupos com lugar de fala sobre o tema. "Além disso, a partir de agora, acompanharemos as porcentagens da graduação, e esperamos que um dia estas pessoas alcancem a representatividade de 50% em todas as carreiras. Esse é um passo importante para que possamos um dia comemorar o alcance desta meta", defendeu Felipe.

Visando garantir a sua efetiva aplicabilidade, o documento aprovado instituiu uma comissão de acompanhamento da implementação da política de ações afirmativas na pós-graduação da UFG. Entre os aspectos a serem discutidos pela comissão, estão a avaliação quanto ao ingresso, permanência e conclusão de curso pelos estudantes que ingressarem por meio da política. Além de representantes técnicos e docentes, o trabalho será realizado em uma articulação entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Secretaria de Inclusão, e da própria Pró-Reitoria de Pós-graduação. "Destaco que a função dos trabalhos da comissão é estar atenta ao objetivo de oferecer todas as condições possíveis para que o estudante que ingresse pelas ações afirmativas não só inicie, mas conclua a sua pós-graduação de maneira a usufruir tudo que a universidade tem a oferecer", concluiu Felipe Terra.

Confira a resolução completa.

Cotas pos graduação Consuni maio 2023_2.png

Fonte: Secom/UFG