O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Novo HC UFG

HC UFG participa de campanha em prol da educação sem violência

在 28/06/23 10:19 上。

Iniciativa pelo Dia Nacional da Educação Sem Violência celebra os 9 anos da Lei Menino Bernardo

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Rede Ebserh, participa nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho da campanha em alusão ao Dia Nacional pela Educação sem Violência, o qual celebra, na segunda-feira (26/6), os nove anos da Lei Menino Bernardo. A ação é uma realização da Unidade da Criança e do Adolescente e Unidade Multiprofissional do HC-UFG em parceria com a Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violências de Goiânia e Rede Não Bata, Eduque e conta com entrega de informativos e desenhos, rodas de conversa sobre educação parental positiva e prevenção de violências físicas e psicológicas contra crianças e adolescentes, seção clínica do Departamento de Pediatria e reprodução de vídeos ilustrativos sobre a Lei. 

O evento teve início na terça-feira (27/6), às 7 horas da manhã, no hall de entrada do HC-UFG, com a abordagem e ações educativas feitas pelas equipes da Unidade da Criança e do Adolescente e da Unidade Multiprofissional e foi direcionado aos familiares, crianças, adolescentes, gestantes, profissionais de saúde e a comunidade hospitalar como um todo. Logo em seguida, foi realizada uma roda de conversa no serviço de hemodiálise com os familiares e as crianças atendidas no serviço. 

Na quarta-feira (28/6), a ação ocorrerá no hall de entrada do Bloco Ambulatorial, às 7 horas, com a realização de uma ação educativa com usuários e as crianças que chegarem para fazer consultas e exames.

Incentivada pela Rede Não Bata, Eduque, a Lei Menino Bernardo (n° 13.010/2014), estabelece o direito de crianças e adolescentes de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. Ela faz referência ao menino Bernardo Boldrini, 11, assassinado por superdosagem de medicamento. 

Neste ano, a campanha tem como tema "Prevenção de violências contra crianças e adolescentes com deficiência: quem se importa?" Assim como nos anos anteriores, a Rede Não Bata, Eduque terá parceiros engajados de todo o Brasil para estarem em prol do fim da violência contra crianças e adolescentes. As ações da campanha se estendem até o dia 11 de julho, nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim dos Castigos Físicos e Psicológicos contra Crianças e Adolescentes. 

Durante os dias das ações, tanto no HC-UFG/Ebserh quanto em outros estados do Brasil, serão disponibilizados materiais informativos e sugestões de ações para dar visibilidade a violência sofrida por crianças e adolescentes com deficiência. 

Sobre a Rede Não Bata, Eduque 

É um movimento de caráter social e nacional, que atua desde 2006 pela prevenção do uso dos castigos físicos e degradantes com a finalidade de educar crianças e adolescentes. Foi responsável por encaminhar e incentivar a tramitação do projeto de lei original da Lei Menino Bernardo. A rede realiza cursos, oficinas, eventos e rodas de diálogo divulgando a educação positiva. O objetivo principal é mobilizar e sensibilizar a população para o tema, ainda naturalizado por grande parte da sociedade brasileira. Tem como atores centrais das atividades o grupo de adolescentes mobilizadores, que estimulam e exercem o direito de crianças e adolescentes à participação. Conta ainda com mais de 300 membros e organizações parceiras espalhadas pelo país.

Sobre a Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violências de Goiânia 

Implantada em 2000 pela Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, a Rede de Atenção e Proteção às pessoas em situação de violências de Goiânia vem desenvolvendo atividades de prevenção de violências, de acompanhamento e proteção de crianças e adolescentes por meio dos serviços de saúde, educação, assistência social, conselhos tutelares, ministério público, defensoria pública, dentre outros. 

Junto com a Unidade da Criança e do Adolescente do HC-UFG tem contribuído na elaboração de protocolos clínicos de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violências e da Política de Promoção do Desenvolvimento Infantil Saudável.  

Saiba mais

HC-UFG/Ebserh inaugura brinquedoteca e lança protocolo clínico de atenção às crianças e adolescentes em situação de violência

Política Municipal de Promoção e Atenção ao Desenvolvimento Infantil Saudável, Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Violências de Goiânia 

 

资源: HC UFG

类别: Notícias HC UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.