
Reitoria se reúne com diretores de unidades acadêmicas
A ideia é dar continuidade a discussões sobre Modelo de Alocação de Vagas Docentes e da Resolução 18/2017
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
A reitoria da Universidade Federal de Goiás se reuniu na manhã de hoje, 27/6, com os diretores de unidades acadêmicas para a discussão da minuta da Resolução do Modelo de Alocação de Vagas Docentes da UFG, além das alterações da Resolução 18/2017, de modo que essas resoluções sejam amplamente discutidas nas unidades acadêmicas antes da apreciação pelo Conselho Universitário (Consuni). A discussão dos tópicos de maneira conjunta é necessária para garantir o alinhamento das ações, encabeçadas especialmente pela Pró-reitoria de Pessoas (Propessoas) e Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), com o objetivo de tornar mais simplificado os processos que dizem respeito a temas, como por exemplo, promoção e progressão funcional de docentes. A reitoria irá apresentar na próxima semana o calendário com as datas para que a discussão sobre as alterações da Resolução 18/2017 sejam amplamente discutidas nas unidades acadêmicas antes da apreciação pelo Conselho Universitário (Consuni).
Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, entende que é fundamental a participação dos gestores e professores para a disponibilização de um Sicad+ ainda melhor
Na abertura da reunião, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, lembrou que o convite para participar da reunião não é uma convocação obrigatória, mas tem grande importância por permitir o amadurecimento das discussões antes do envio para votação no Consuni. "Entendemos que todos os instrumentos adotados pela gestão devem ser utilizados de maneira a ser útil para a comunidade e com o objetivo de nos fortalecer enquanto instituição e gestores", defendeu. Diante disto, ela anunciou que durante os próximos seis meses será realizado um aprimoramento do Sicad+, a partir das sugestões recebidas, com o intuito de que ele tenha plena aplicabilidade no ano de 2024, para impacto efetivo no ano de 2025. O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, destacou que, infelizmente, vários sistemas do governo federal não passaram por atualizações nos últimos anos, o que acaba reverberando na automação e implementação de certos aspectos do sistema na UFG.
Secretário de TI da UFG, Leandro Oliveira, ouviu as sugestões de diretores e reforçou que a SeTI está à disposição para orientar a todos
Em seguida foi aberta a palavra para que os diretores apontassem sugestões de melhorias para o Sicad+, objetivando que ele possa representar de maneira mais adequada as produções acadêmicas dos docentes da UFG, atendendo inclusive necessidades especificas de algumas áreas do conhecimento. O secretário de TI da UFG, Leandro Luís Galdino de Oliveira, lembrou que desde a implementação do sistema, em junho de 2022, a equipe tem realizado um contínuo trabalho de atendimento as unidades acadêmicas. "Realizamos visitas presenciais aos conselhos diretores das unidades acadêmicas, em algumas mais de uma vez, bem como treinamentos para compreensão dos usuários sobre a utilização e lógica envolvida na construção do Sicad+. Mas para sermos ainda mais efetivos, precisamos contar com a maior participação possível dos professores nesses momentos, evitando que as dúvidas se acumulem a medida que o prazo final para entrega dos relatórios finais se aproxima", reforçou. O secretário frisou ainda que o Sicad+ está integrado com o currículo Lattes, sistemas internos da UFG, bem como de outros sistemas governamentais, por isso é fundamental que cada docente mantenha suas informações corretas e atualizadas nestas plataformas. Após as falas dos diretores, Leandro Oliveira informou que a adequação no que se refere ao cadastro de turmas conjugadas já está sendo realizado e que também está sendo pensado, em parceria com a Pró-pessoas, melhorias para o registro das portarias. Vale lembrar que pelo sicad@ufg.br os docentes podem enviar dúvidas e encaminhar melhorias sobre o sistema. Nos próximos dias será disponibilizado também um formulário para atendimento ainda mais individualizado dos usuários que encontrem dificuldade.
Aguardamos as sugestões e comentários por ofício para que possamos compilar e aplicar tudo com mais eficiência", solicitou o o pró-reitor adjunto de pessoas, Maurício Pieterzark
Em seguida, o pró-reitor adjunto de pessoas, Maurício Pieterzark, reforçou que todas as sugestões sejam encaminhadas pelas unidades acadêmicas como ofício para a Propessoas, visando compilar da melhor forma as necessidades de alterações e implementações no Sicad+. Ele apresentou o atual estágio em que se encontra discussão sobre a adequação da Resolução 18/2017 e afirmou que no mês de julho ela será compartilhada com a comunidade da UFG para discussão e encaminhamento de sugestões. Ele apresentou a atual proposta de alteração da resolução do Modelo de Alocação de Vagas Docentes da UFG e afirmou que ela será compartilhada com os diretores para que sejam discutidas internamente da maneira como cada diretor achar mais produtiva, levando em conta as necessidades das suas unidades. "Estamos à disposição para ir a cada um desses momentos de discussões nas unidades para esclarecer e pensarmos juntos a melhor maneira de atualizar esse documento, tão fundamental para a nossa universidade", afirmou.
Por fim, a reitoria informou que após a apreciação e discussão sobre as alterações no Modelo de Alocação de Vagas internamente pelas unidades acadêmicas, será agendada uma reunião de apresentação para a Adufg-Sindicato, e só em seguida o novo texto será apresentado para apreciação do Consuni.

Fonte: Secom/UFG
Categorias: Notícias Noticias SeTI Propessoas