Instituto Verbena comemora 1 ano
IV segue dando continuidade aos 50 anos de experiência e credibilidade do antigo Centro de Seleção
A tão aguardada solenidade de comemoração pelo primeiro aniversário do Instituto Verbena/UFG finalmente chegou. Cerca de 60 pessoas se reuniram na manhã desta sexta-feira (23/06) na sede do Instituto Verbena/UFG para celebrar a nova fase e as conquistas alcançadas no primeiro ano, incluindo a Reitoria, Pró-Reitores, Pró-Reitores Adjuntos, Secretários e Diretores de unidade acadêmicas e fundações da Universidade Federal de Goiás (UFG), além dos colaboradores do Instituto.
O evento teve início às 8h, com um café junino especial para os convidados. Em seguida, a Diretora Executiva do Instituto, Claci Fátima Weirich Rosso, iniciou uma apresentação na qual destacou os avanços implementados, ressaltando os valores de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Dando continuidade aos 50 anos de experiência e credibilidade do Centro de Seleção (CS), o Instituto Verbena/UFG tem consolidado sua atuação e ampliado a oferta de serviços oferecidos à sociedade brasileira. Foram várias parcerias firmadas nas áreas de concursos, processos seletivos, formação e qualificação, com perspectivas de avanço nas áreas de avaliação e pesquisa. “Quando fomos convidados para assumir esse desafio, definimos juntos quais seriam nossas linhas de ação para que fosse um projeto sustentável. Pensamos em fazer mais. Mais inovação, mais eficiência, mais agilidade, e tudo isso sem perder qualidade. Esses são nossos desafios e temos conseguido alcançar grandes resultados dia após dia”, disse Profa. Claci. A diretora também destacou a importância do engajamento da equipe de colaboradores que dão suporte ao Instituto Verbena/UFG. “Agradeço muito especialmente a nossa equipe, que hoje, literalmente, veste a camisa do Instituto e fazem acontecer”, disse a professora, acompanhada por uma salva de palmas de todos os presentes.
A reitora da Universidade Federal de Goiás, Profa. Angelita Pereira de Lima, também destacou a história construída pela Universidade até a implementação do Instituto Verbena/UFG. “Eu fico emocionada e feliz em ver o Instituto Verbena/UFG, como o resultado do acúmulo de 50 anos de experiência desde a Comissão de Vestibular, passando pelo Centro de Seleção e chegando ao Instituto”, disse.
“Esse é um momento importantíssimo para comemorarmos, para avaliarmos esse escalonamento e, principalmente, para compreendermos o papel dessa Universidade, da importância do orgulho e da força que é a Universidade Federal de Goiás. O Instituto Verbena/UFG é um exemplo de nossa expertise e da reunião de toda nossa competência em colocar em prática um projeto grandioso”, ressaltou.
A solenidade foi seguida pelo descerramento da placa de revitalização da sede do Instituto Verbena/UFG, que ganhou um projeto arquitetônico mais moderno e eficiente. Todo o projeto inclui modernização dos espaços, com novas salas, pintura, piso, espaços colaborativos, além de um totem em frente à entrada do prédio que fortalece a imagem e os valores do Instituto.
Também estiveram presentes no evento as Diretoras do Instituto Verbena/UFG Prof.ª Amanda Xavier (Administrativa), Prof.ª Kátia Kelvis Cassiano (Seleção, Avaliação e Pesquisa); o Vice-Reitor da UFG, Prof. Jesiel Freitas Carvalho; o ex-Reitor da UFG e assessor da Finep, Prof. Edward Madureira; os Pró-Reitores(as) Prof. Israel Elias Trindade e Prof.ª Heliny Carneiro Cunha Neves (Graduação); Prof. Felipe Terra Martins (Pós-Graduação); Prof.ª Helena Carasek (Pesquisa e Inovação); Prof. Sauli Dos Santos Júnior (Gestão de Pessoas) e Maísa Miralva da Silva (Assuntos Estudantis).
A Diretora Executiva da Funape, Prof.ª Sandramara Matias Chaves; a Diretora Executiva da Fundahc, Prof.ª Lucilene Sousa; e a Diretora-Geral da TV UFG, Vanessa Bandeira, representando a Direção Executiva da Fundação RTVE.
Também marcaram presença os Diretores Prof. José Querino Tavares Neto (Faculdade de Direito) e Profa. Camila Cardoso Caixeta (Faculdade de Enfermagem), Prof. Moisés Ferreira Cunha e Aletheia Ferreira da Cruz (CETT/UFG); assim como Larissa Matuda, Coordenadora-Geral de Pós-Graduação Lato Sensu/PRPG; Lilian Machado, Diretora Adjunta da Rádio Universitária UFG; a Prof.ª Geovana Reis, ex-presidente do CS/UFG; Larissa Santos Machado, chefe de Gabinete da Reitoria e Prof. Ronan Borges, representando a direção do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG).
Histórico
Desde a aprovação do Instituto Verbena/UFG (IV/UFG) em 24 de junho de 2022, pela Resolução do Consuni, o Instituto já realizou aproximadamente 100 projetos, envolvendo concursos, processos seletivos e formação. Também foi responsável por organizar e selecionar candidatos(as) para diversos concursos e processos seletivos, dentre eles o Instituto Federal de Goiás, Sebrae/GO, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Jataí, Prefeituras municipais de Goiânia, Morrinhos, Goiatuba, Diorama, Itapuranga, Santa Helena, Guarda Municipal de Santa Helena e outras. Também foram organizados pelo Instituto Verbena/UFG concursos públicos em Mato Grosso (Prefeitura Municipal de Itiquira) e na Bahia (Prefeitura Municipal de Itabuna), expandido sua área de atuação para além do Centro-Oeste.
Outros destaques foram as seleções para o Programa de Residência Médica (Coreme) e Programa de Residência Multiprofissional (Coremu) da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e Programa de Residência Multiprofissional (Coremu) da Universidade Federal de Goiás. Além disso, o Instituto Verbena/UFG foi responsável pelo primeiro edital de Residência Jurídica no estado de Goiás, para o Tribunal de Justiça de Goiás. Também atendemos as Universidades Federais de Goiás, Catalão e Jataí, e o Conselho Regional de Administração.
Para a Diretora Executiva Claci Rosso esses editais publicados “já demonstram o resultado de todo um trabalho que a UFG vem desenvolvendo ao longo de todos esses anos, e também a marca e a confiança que se tem na Universidade Federal de Goiás. Com isso também damos mais visibilidade à equipe UFG, que o Instituto Verbena representa”. Todos os contratantes foram atendidos pelo Instituto Verbena/UFG tendo como base a trajetória de excelência na realização de serviços pela própria Universidade Federal de Goiás, alicerçados na ética, sigilo, segurança, cooperação, inovação e empreendedorismo.
Formação e qualificação
Outro destaque do Instituto Verbena/UFG foram os cursos de formação e qualificação. O órgão concorreu com outras instituições do país e teve seu projeto escolhido para certificar profissionais do Ministério da Justiça, cujo Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado entre os órgãos em setembro. No momento, estão em andamento 13 turmas de especialização lato sensu: “Atendimento pré-hospitalar em aeronaves” para enfermeiros do Corpo de Bombeiros vinculados ao Ministério da Justiça”, “Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência”, “Combate a Incêndio Florestal” e “Enfrentamento a violência doméstica e familiar contra mulher”.
Todos os cursos são cadastrados no E-Mec e ministrados aos servidores de segurança pública do Ministério da Justiça. “É o primeiro grande avanço no nosso portfólio de serviços, no que diz respeito à formação, assim como os demais cursos previstos”, afirma a Diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso. As especializações, que são pioneiras no país, atingem 650 profissionais de segurança pública de todo o Brasil.
O Curso de Ledores e Transcritores, o primeiro oferecido pelo Instituto Verbena/UFG para o público geral, também teve destaque, com procura de mais de 450 pessoas. O órgão tem negociado com várias instituições, como Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Centro de Educação Técnico e Tecnológico (Cotecs e Escolas do Futuro), e de outras cidades interessadas na formação e aperfeiçoamento de servidores municipais. O portfólio de formação, capacitação e qualificação do Instituto Verbena/UFG conta com mais de 100 cursos, que podem ser ministrado em diversos formatos, como conferências, oficinas, cursos de extensão, cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização, cursos de especialização lato sensu.
A Diretora Executiva Claci Rosso, destaca que “a área formação se consolida e cresce cada vez mais, e essa é uma demanda que o Instituto Verbena e a Universidade Federal de Goiás estão preparados para atender com qualidade todas as instituições públicas e privadas que nos procuram”. Na formação foi oferecida ainda uma Oficina de Elaboração de Itens para colaboradores do Instituto Verbena/UFG e o curso “Corrigindo Redação com o Instituto Verbena/UFG”.
Agilidade e excelência
O Instituto vem se desenvolvendo fortemente em todas as frentes, desde orçamentos, elaboração de contratos e editais, divulgação, criação de fluxos, estruturação de novos trabalhos e capacitação de equipe. Um desses treinamentos foi o workshop de planejamento estratégico, que teve como objetivo guiar os próximos passos do Instituto e garantir a excelência nos serviços prestados para instituições públicas, privadas e a sociedade em geral. Outra qualificação que a equipe do Instituto Verbena/UFG participou foi a “Formação para Compor Bancas de Heteroidentificação na Universidade Federal de Goiás” e “Introdução à Análise de Dados”.
A equipe qualificada do Instituto Verbena/UFG tem despertado o interesse de novos parceiros na realização dos trabalhos. Além do jantar de lançamento do dia 12 de agosto, que atraiu autoridades representativas de tribunais, governos prefeitura, secretarias, empresas e diversas instituições da sociedade civil, a participação do Instituto em três edições do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac) foi fundamental para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela UFG. O Instituto Verbena/UFG também participou do XII Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que recebeu mais de mil pessoas nesta edição, e da II Jornada de Capacitação Municipal da Associação Goiana dos Municípios, que atingiu as 246 cidades do estado de Goiás.
A Diretora Executiva do IV/UFG, Claci Rosso, destacou a importância na busca por novos contratantes e divulgação dos serviços oferecidos pelo órgão no Fonac, que é um grande evento de negócios. “O Instituto Verbena/UFG é vinculado à reitoria da Universidade, e conta com os professores e técnicos da UFG para desenvolvimento dos projetos, além de colaboradores de instituições parceiras. Acredito que todos os editais, cursos, e a procura de novos contratantes pelo trabalho do Instituto Verbena/UFG demonstram a confiança no nosso trabalho e a consolidação do sigilo, da ética, da transparência, do trabalho cooperativo e principalmente da excelência que buscamos em todos os processos”, enfatiza Claci Rosso.
Fonte: Instituto Verbena
Categorias: Notícias Noticias Instituto Verbena