UFG leva ciência para os parques da cidade
Projeto de extensão realizou sua primeira edição de 2023 no dia 17 de junho
Kharen Stecca
Um passeio no parque pode ser também um momento de conhecer um pouco sobre ciência. Com esta proposta a Universidade Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizou a primeira edição do UFG nos Parques de 2023. O evento ocorreu no dia 17 de junho, na Vila Ambiental do Parque Areião, onde a UFG tem um estande fixo que apresenta atividades de extensão e pesquisa. Nesta edição participaram cinco projetos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e também da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA). A edição também marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
Um alienígena questionava os visitantes sobre a produção de lixo de nosso planeta. Esta é a proposta do projeto Salas mais Verdes, coordenado pelo professor Michel Mendes do ICB, um projeto de educação ambiental para a população. Uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET Bio) e do Centro de Genética Humana apresentava ao público as técnicas de extração do DNA por meio da banana e a importância do DNA para rastreamento de doenças e até de crimes.
Uma exposição também do ICB mostrava fotografias de estruturas microscópicas como a larva do Aedes Aegypti, pedaços de pele e embriões, com legendas poéticas. A proposta da 7ª Histomostra é mostrar a beleza das imagens microscópicas com um toque de poesia em suas legendas. Ao lado, no caminho do parque, era possível conhecer as aves encontradas na região da UFG e de Goiânia e com ajuda de um QR Code ouvir o canto de cada uma delas. O Projeto Virada Ambiental da EECA também marcou presença: o programa visa sensibilizar as pessoas para a necessidade do Plantio de Espécies nativas do Cerrado.
Luís Otávio de 7 anos estava passeando no parque e parou para conhecer os projetos da UFG. Sua mãe, Daniela Câmara, disse que mora próximo ao parque e aprovou a iniciativa: "Acho importante que as crianças tenham acesso a projetos de ciência desde bem pequenos, sinto falta disso na escola dele, inclusive", ressaltou. O projeto UFG nos Parques é coordenado pela professora Adriana Régia, da PROEC. Ela adiantou que uma nova edição está prevista para agosto: "A intenção é agregar o conhecimento produzido pela UFG que trazem benefícios para a sociedade e propiciar a reflexão da comunidade do seu papel na defesa do meio ambiente".
Source: Secom UFG
Catégories: Notícias Proec UFG nos Parques
