Escola de Engenharia Civil e Ambiental tem nova gestão
Docentes Maria Carolina Brandstetter e Humberto Ruggeri assumem a Direção da escola
Kharen Stecca
Uma cerimônia conjunta na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás marcou a posse da nova direção da unidade e a inauguração de um novo auditório na Escola: o Espaço das Pós-graduações Professor Orlando Ferreira de Castro. O evento ocorreu no dia 26 de maio no espaço. A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima deu posse a nova gestão para o mandato 2023-2027. Assumem os cargos de diretora, a professora Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, e de vice-diretor, professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior. Deixaram os cargos a professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora e o professor Maurício Sales, que eram diretora e vice-diretor, respectivamente.
O novo auditório que é um espaço construído para atender as pós-graduações lato sensu e stricto sensu teve o nome escolhido pela importância do professor Orlando Ferreira de Castro para a UFG. Engenheiro civil, ingressou na primeira turma da Escola de Engenharia do Brasil Central, em 1954. Quando ainda era um acadêmico, participou ativamente da mobilização pela criação da universidade federal em Goiás. Conheça a trajetória do professor aqui. Familiares do professor estiveram presentes no evento. O espaço tem uma sala de aula no 2º piso para 50 estudantes. No térreo, além do auditório, há uma sala menor (15 pessoas), copa, depósito e 2 banheiros adaptados para PCD.
O professor Maurício Sales, que deixou o cargo de vice-diretor, destacou sua trajetória na EECA, o mandato conturbado pelas questões políticas e também a pandemia, mas destacou que espera ter contribuído um pouco com a instituição que o acolheu desde a graduação. A ex-diretora, Karla Emmanuela também lembrou todas as dificuldades enfrentadas que fizeram os professores se unirem e desejou que 2023 possa ser um ano mais leve. O professor Humberto Ruggeri lembrou cada um que esteve presente em sua trajetória até o momento da gestão da unidade.
A nova diretora empossada, Maria Carolina Brandstetter também destacou sua trajetória com a UFG desde a infância - o pai era professor da instituição - passando pela graduação e chegando ao trabalho como professora. Lembrou do desafio de ser mulher nesse cargo e da importância da representatividade feminina na engenharia, questão que aprendeu sendo docente da instituição. Agradeceu a professora Karla Emmanuela que ela disse gostar de chamar "arquiteta dos afetos" e ressaltou que a pandemia foi um período difícil, mas que uniu mais as pessoas da escola. Ela reafirmou as palavras que nortearam a campanha para a direção: união, compromisso e gestão. "Sou idealista, mas entendo os limites dos recursos e investimentos", afirmou. Ela ressalta que a EECA é um mosaico e ela também como mãe, professora, egressa, e ressaltou sua expectativa: "Que na ousadia do sonho, possamos escrever um novo capítulo".

O vice-reitor contou um pouco da história da Escola de Engenharia Civil que deu origem a tantas outras na universidade. A reitora Angelita de Lima lembrou do professor Orlando Ferreira de Castro e a última vez que o viu em um sebo de Goiânia: "Professor Orlando era alguém que vivia os espaços de nossa cidade". A reitora ressaltou o tamanho da instituição, o quanto ela é reconhecida e agradeceu as pessoas que prestigiaram o evento. Ressaltou a importância do acolhimento na gestão, como a diretora também afirmou. Por fim desejou sucesso à nova gestão, afirmando que eles tem toda a condição de fazer a continuidade da gestão, mas um passo a frente.
Confira o folder sobre a cerimônia