Diálogo e integração marcam 1º Encontro de Agentes de Comunicação
Reitora frisou que gestão está empenhada em melhorar cada vez mais comunicação na Instituição
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Entendendo que a comunicação está envolvida das mais diversas formas no dia-a-dia da Universidade, a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) realizaram na manhã de hoje (11/5) o 1o Encontro de Agentes de Comunicação da UFG. O objetivo foi alinhar as ações de trabalho promovendo a compreensão aprofundada de temas como transparência ativa, uso de marcas da Universidade e administração de redes sociais. O encontro teve espaço para diálogo, troca de experiências e apontamentos de desafios para a comunicação da universidade. Além dos agentes de comunicação, figuras instituídas pela Política de Comunicação da UFG, aprovada em 2018, participaram gestores de órgãos administrativos e unidades acadêmicas.
Dando as boas vindas ao público, bem acima do esperado inicialmente para o evento, o secretário de Comunicação da UFG, Salvio Farias, explicou que a ideia do encontro foi estabelecer um diálogo permanente com todos aqueles que estão envolvidos com a comunicação na Universidade. "Sabemos que os agentes de comunicação trabalham em várias outras atividades e conhecemos os seus desafios, mas estamos aqui para nos aproximarmos de cada um de vocês", explicou. Na ocasião, ele anunciou a proposta de realização de visitas aos conselhos diretores das unidades acadêmicas para promover uma aproximação e sensibilização, ainda maior, de diretrizes e demandas comunicacionais da instituição.
"Queremos incorporar esse tipo de encontro em nossa rotina de trabalho, para que possamos exercer em parceria com vocês uma comunicação mais integradora", afirmou o secretário de Comunicação da UFG, Salvio Farias
Afirmando que comunicação se faz com sorriso no rosto e que foi muito bom perceber a motivação e envolvimento dos quase 100 participantes do encontro, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que a gestão tem se empenhado para fortalecer as articulações de comunicação nas mais diversas frentes. "Estamos comemorando, por exemplo, a migração da Rádio Universitária de AM para FM, que passará a ter um sinal de alcance toda a região metropolitana", anunciou. Além disso, a reitora comentou sobre a criação da Diretoria de Divulgação Acadêmica, que funcionará na Secom, com o objetivo de tornar mais público e conhecido o impacto da UFG na sociedade.
"Comunicação se faz com um sorriso no rosto e diálogo. Fico muito feliz de ver essa sala repleta de pessoas envolvidas nesse processo", comemorou da reitora, Angelta Pereira de Lima
Contudo, ela se mostrou atenta também para a necessidade de investimento em comunicação interna. "Vocês aqui são nossos olhos e ouvidos sobre o que deve ser destaque", concluiu. Vale lembrar que a ideia defendida na Política de Comunicação, é que os agentes sejam a ponte entre a Secom e seu local de trabalho. Nesse sentido, há vários anos, e mesmo na pandemia, a secretaria oferece duas capacitações anuais para todos os que acumulam essas atividades em suas atribuições.
Palestras dialogadas
Leonardo Pereira, responsável pelo Serviço de Informação da UFG (SIC), iniciou a primeira fala da manhã lembrando que o princípio da transparência e direito ao acesso à informação são respaldados por legislação dentro e fora do país. Em especial, a Lei de Acesso à Informação, de 2011, postula que a publicidade de dados é a regra e o sigilo é a excessão. "É preciso lembrar que a divulgação de informação de interesse público deve ser feita mesmo sem a solicitação expressa. Essa é uma questão muito importante especialmente quando pensamos nos sites institucionais da UFG", exemplificou.
Leonardo Pereira (Cidarq/SeTI) apresentou uma proposta nova de modelo para atualização de informações disponível a partir de agora no chamado.ufg.br
Ainda em sua fala, Leonardo apresentou a diferença entre transparência passiva, que vem das demandas por informação, e a transparência ativa, que é a disponibilização de informações de maneira clara e acessível pelos órgãos públicos. "Queremos incentivar e sensibilizar cada um de vocês a exercerem a transparência ativa nos seus locais de trabalho. E se hoje alcançamos um índice de transparência de 98%, é graças a cada um que está aqui", complementou. Por fim, Leonardo Pereira apresentou uma proposta de atualização para publicação das informações em transparência ativa que estão contidas no site do SIC. A partir de agora os agentes de comunicação podem incluir atualizações feitas nos sites diretamente no chamado.ufg.br. O servidor passou então a responder dúvidas dos participantes e se colocou à disposição para atender a comunidade sobre o tema pelo email sIc@ufg.br
"Estamos aqui para defender a marca da UFG e não apagar histórias", frisou Juliana Queiroz, diretora de Publicidade Institucional da Secom/UFG
Em seguida, foi realizado o momento de apresentação sobre o uso de marcas da UFG. A diretora de Publicidade Institucional da Secom, Juliana Queiroz convocou todos a selagem pela marca da instituição. "Conhecer o manual de marcas é fundamental para evitar erros que prejudiquem a apresentação da universidade", afirmou. Ela colocou a Secom à serviço dos órgãos administrativos, não só para a produção de material de grandes eventos, mas também para orientação sobre a aplicação de marcas, disponibilização de modelos de totens, letras caixa e identificação de portas.
A última fala da manhã foi sobre as Redes Sociais da UFG que, unidas somam mais de 546 mil seguidores. Caio Rabelo, social media da UFG, anunciou que para permitir uma comunicação ainda mais integrada com os agentes, a Secom lançou há poucos meses o Telegram da universidade. Fazendo um histórico da caminhada da instituição nas redes sociais, foi lembrado que a UFG entrou para o Twitter em 2009 replicando notícias do site da instituição. Desde lá, o ingresso nas redes sociais pela instituição se deu de forma organizada e planejada. "Em nossas capacitações conseguimos orientar vocês com mais profundidade para que consigam produzir de maneira independente esse material", lembrou.
A conquista mais recente foi o ingresso da UFG no TikTok, visando alcançar adolescentes. Caio Rabelo apresentou a concepção da utilização de uma linguagem descontraída e que consegue, mesmo assim, envolver e permitir o diálogo com diversos públicos. "Apesar da equipe reduzida, a nossa secretaria está à disposição para orientar a criação de redes sociais. Nesse processo é fundamental que sejamos comunicados de cada nova rede criada", concluiu Caio Rabelo.
"Memes são capazes sim de atrair engajamento e serem o ponto de partida inclusive para a divulgação científica", defendeu Caio Rabelo, social media da Secom/UFG
Source: Secom UFG