Curta o Câmpus apresenta universo da Ciência

Evento foi realizado no Pátio da Ciência no câmpus Samambaia

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

O universo dos experimentos científicos foi apresentado hoje (28/4) pela manhã aos estudantes do ensino médio na sétima edição do Curta o Câmpus, realizado no Pátio da Ciência da UFG. Ao caminhar pelo espaço, os jovens puderam entrar no domínio dos campos eletromagnéticos, da energia fotovoltaica, dos estudos ópticos e ondulatórios e dos experimentos químicos. Também tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e formação dos solos, participar de dinâmicas do Clube de Astronomia Cecília Payne, da exposição de astrobiologia e da feira de trocas de livros da Biblioteca Central (BC) da UFG. Essa foi a primeira edição realizada durante a semana e tendo como público-alvo os jovens do ensino médio.

Sophia Resende, 16 anos, no estande do Instituto de Física no Pátio da Ciência

A estudante do Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira (Cepi), Sophia Resende, 16 anos, pretende estudar Artes Visuais e aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco o espaço da  UFG. “Participei de várias dinâmicas interessantes, mas gostei muito do espaço que testou os meus sentidos. Pude perceber como está minha sensibilidade em relação aos cinco sentidos”. O estande preparado pelo projeto de pesquisa, extensão e ensino Pet EngAli promoveu a análise sensorial dos presentes que puderam percorrer o túnel dos sentidos, por meio da avaliação de alimentos.

Maria Fernanda de Almeida Lustosa, 17 anos, do 3º ano também do Cepi, achou a experiência diferente e intuitiva. “Foi uma aula diferente, onde consegui enxergar na prática o que eu estudo na teoria. Achei muito bacana a possibilidade de conhecer melhor os insetos, mas não tive coragem de tocá-los, não gosto de baratas e fiquei um pouco agoniada com o bicho-pau”, afirmou. O projeto de extensão Meu Amigo Inseto foi um dos participantes do evento. Já para o estudante do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG, Pedro Enzo Carvalho Mota, de 13 anos, a experiência possibilitou descobrir realidades, compostos e experimentos que ele “nem sabia que existiam” e também contribuiu para ele conhecer novas atuações profissionais. “Ainda não sei o que pretendo estudar no futuro”.

Estudante do Cepae UFG, Pedro Enzo, 13 anos, teve acesso a novos conhecimentos

A popularização e democratização do acesso à ciência é o objetivo fundador do Pátio da Ciência da UFG inaugurado em 2012 e, esse ano, soma-se em alcance com a escolha temática do projeto Curta o Câmpus. De acordo com o diretor do Instituto de Física (IF), Lauro June Queiroz Maia, desde quando foi concebido em 2009, a ideia original era propiciar o acesso de estudantes do ensino fundamental e médio aos experimentos realizados pela Universidade e estimular a escolha pelas carreiras científicas e tecnológicas. “A parceria com o Curta o Câmpus favorece a visibilidade do espaço, que mantém exposição permanente nas segundas, quartas e sextas e recebe escolas por meio de agendamento”, afirmou. O coordenador do espaço, professor Marcus Carrião, comemora o fato de o Pátio da Ciência receber novos projetos de extensão durante o evento. “Podemos assim divulgar e também interagir com outros projetos de extensão”.

Evento realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, o Curta o Câmpus visa aproximar a UFG da sociedade e, na edição deste ano, contou com o patrocínio do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

Curta o câmpus
Vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ladeado pelas pró-reitoras adjuntas Adriana Régia e Heliny Carneiro Neves

Segundo a pró-reitora adjunta da Proec, Adriana Régia Marques de Souza, o evento deste ano foi um projeto piloto realizado em um dia de semana e com público-alvo definido. “Estamos felizes com o resultado, pois aliamos dois aspectos que são importantes: a possibilidade de se conhecer o câmpus da UFG e a popularização da ciência realizada na Universidade e que é acessível a toda a comunidade. Criamos então esse espaço para os jovens sentirem um pouco o ambiente acadêmico. É interessante estarem na UFG num dia de semana, quando normalmente têm aulas, e terem a percepção de que no futuro podem também estar aqui promovendo o protagonismo estudantil, já que estão sendo recebidos pelos estudantes dos cursos de graduação, o que propicia a troca de experiências”, afirmou.

Espaço para troca de livros e conhecimentos

Em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Central da UFG durante o evento, o espaço para a feira de troca de livros e um outro para pintura livre foi disponibilizado. A biotecnologista Aline Maria Luz de Sousa, 24 anos, foi ao evento especialmente para trocar livros. Levou uma sacola cheia e trocou 12 obras. “Tenho uma mini biblioteca em casa, onde vários familiares têm acesso. Quando há oportunidade, sempre levo os livros que não queremos mais ou já lidos para trocar por novos”, conta.

Aline Mara Luz trocou 12 livros durante o evento

Outro projeto que esteve presente no Curta o Campus foi o projeto voluntário para estudantes de graduação Rondon, que promove atividades de extensão em comunidades carentes e isoladas do interior do País e contribui para a formação cidadã dos estudantes universitários. Segundo a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Raphaela de Castro Georg, os acadêmicos que já participaram, adoraram a experiência e, se pudessem, participariam de novo. “Mas o projeto só recebe novos voluntários”. As inscrições para participar do projeto ainda estão abertas e se encerram neste domingo dia 30 de abril.

Secundaristas conversam por meio do Sistema de Comunicação Sem Fio
Curta o câmpus
Experimentos químicos são apresentados aos estudantes
Clube de Astronomia Cecília Payne