UFG comemora restituição orçamentária anunciada pelo MEC

UFG comemora anúncio de restituição orçamentária

Em 20/04/23 10:51.

Universidades e institutos federais receberão aporte de R$ 2,44 bilhões

Texto: Mariza Fernandes (Secom/UFG)

Foto: Beto Monteiro (Ascom/UnB)

O governo federal anunciou, na quarta-feira (19/4), um aporte de R$ 2,44 bilhões para a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais. O anúncio foi realizado durante uma reunião de reitores e entidades estudantis com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto.

A medida visa o fortalecimento da educação superior e do ensino profissional e tecnológico no Brasil. Do total de R$ 2,44 bilhões, 70% serão destinados à recomposição direta das universidades e institutos federais, que sofreram uma série de cortes orçamentários nos últimos anos. Os 30% restantes serão aplicados em obras e outras ações, como residência médica e bolsas permanência.

Valorização do ensino superior

Durante o evento, o ministro Camilo Santana informou que deve ser anunciada, nos próximos dias, uma medida provisória que garantirá a retomada de todas as obras de educação que estão paradas no país. A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, que participou da reunião juntamente com o vice-reitor, Jesiel Carvalho, afirmou que o anúncio da recomposição orçamentária sinaliza que as universidades brasileiras estão entrando em um novo cenário, com maior possibilidade de diálogo com o governo “A pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação vão voltar a ocupar o seu lugar relevância na sociedade”, comemorou Angelita.

A reitora informou que a UFG ainda não tem o detalhamento dos valores que serão direcionados à universidade, e que o recurso será destinado a ações urgentes que foram inviabilizadas pelos cortes orçamentários realizados nos últimos anos. “A primeira medida é colocar a casa ordem, agora com perspectivas de futuro e de continuidade, de crescimento. Foram muitos anos sem investimentos, então nós temos alguns prédios deteriorados, nós temos laboratórios que precisam de atualização, e isso demora, não é de uma vez, mas o anúncio da recomposição orçamentária nos possibilita planejar. A universidade vai poder continuar cumprindo o seu papel mais relevante, que é o de formar pessoas e de contribuir para o desenvolvimento da sociedade”.

Esperança

Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a importância da estabilidade política e jurídica e da previsibilidade para que os gestores consigam planejar as ações das instituições. “As pessoas precisam saber o que vai acontecer. Ninguém pode ser pego de surpresa. E é isso que nós estamos fazendo, é isso que nós estamos tentando restituir para o Brasil, a começar pelas nossas universidades. A universidade é para ajudar a resolver os problemas sociais. Como a gente vai criar empregos novos e um mercado de trabalho novo sem a inteligência das universidades?”.

O presidente concluiu o discurso afirmando que o anúncio da recomposição orçamentária foi somente o início de uma série de medidas para o fortalecimento do ensino superior. “O que estamos anunciando aqui hoje é apenas uma semente. Espere que ela vai crescer”, afirmou.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias NOTÍCIA Reitoria