Capa_comunicado_2019

UFG apresenta protocolo de segurança vigente e anuncia reforço no Cepae

On 12/04/23 12:46 .

Universidade já adota procedimentos preventivos para proteção da comunidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem acompanhado as situações de instabilidade que a sociedade em geral tem enfrentado no âmbito da segurança. Por essa razão, diante dos últimos acontecimentos ocorridos em diferentes regiões do País, tanto reais quanto especulativos, a Instituição comunica que os protocolos de segurança foram reforçados e medidas estão sendo tomadas para que todos se sintam mais seguros e protegidos.

Fazem parte da estrutura de segurança da UFG:

1. Mais de 2.000 mil câmeras interligadas a uma central de monitoramento que trabalha 24 horas por dia, durante os sete dias da semana;
  2. 198 profissionais podem ser acionados por rádio comunicação e fazem os acompanhamentos por meio de georreferenciamento;
  3. Efetivo composto por colaboradores e colaboradoras (ambos os sexos) para situações específicas;
  4. Todo efetivo com treinamento para uso de equipamentos  (letal e não letal);
  5. 14 equipes motorizadas que têm um tempo de resposta de menos de três minutos em qualquer quadra, quadrante e câmpus da cidade onde está a UFG;
  6. Atendimento 24h pelo App MinhaUFG e pelo telefone (62) 3521-2000;
  7. Há protocolos de cooperação da UFG com as forças de segurança pública federais (PF e PRF) e estaduais. Alinhamento de prevenção com as forças de segurança pública do Estado de Goiás, com patrulhamento desde de 2017.

De forma muito especial, a Instituição informa aos pais, mães, responsáveis e discentes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepae) que a Universidade Federal de Goiás (UFG) já vem adotando procedimentos com o objetivo de prevenir incidentes e garantir a segurança de todas as pessoas que frequentam o Cepae. Dentre as medidas já  implementadas, podem ser citadas:

1. Vigilância presencial permanente feita por quatro vigilantes armados das 6h às 23h, nas áreas e quadrantes do Departamento de Educação Infantil (DEI), da 1ª e da 2ª fases do ensino fundamental e do ensino médio;
  2. Segurança extra nos horários de entrada e saída dos alunos. Feita por até três vigilantes motorizados e armados (arma letal e não letal);
  3. Retorno da ronda pela Polícia Militar a partir da segunda-feira (17/4), início do semestre letivo de 2023/1, nos horários de pico (chegada e saída das aulas) em todos os câmpus da UFG.

Além dessas questões operacionais, é muito importante notar que:

1. A Universidade e o Cepae mantêm assistência psicológica aos discentes do Cepae;
    2. A participação efetiva de pais, mães e responsáveis, via Associação de Pais e Mestres (APM) fortalece todo esse arranjo com constante acompanhamento.

É possível afirmar que, mesmo diante do imponderável e incompreensível estado de coisas alheias ao universo escolar, a UFG e o Cepae se prepararam com investimento e boas práticas  educacionais para enfrentar esses desafios que tanto preocupam a todos.

Por fim, UFG e Cepae pedem também às famílias, servidores e discentes que se atentem ao cuidado com o bem-estar emocional, a fim de evitar desestabilização diante do que circula nas redes sociais. A principal orientação é que qualquer conteúdo recebido por mensagem instantânea ou redes sociais, que possa levar à desinformação e causar pânico, não deve ser reproduzido ou compartilhado. O material deve ser enviado diretamente à Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG (SDH) via aplicativo MinhaUFG.

Quelle: Secom UFG com informações da SDH UFG

Kategorien: Notícias SDH Reitoria