tecnologia_homem-campo-smartphone-amarelo_FOTO_Kaboompics _Pexels_CC0

Pós-graduação da UFG tem proposta aprovada no MAI-DAI 2023 do CNPq

In 20/03/23 13:54 .

Objetivo do programa é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs

A Universidade Federal de Goiás (UFG) obteve mais um resultado positivo para a pós-graduação ao ter sua proposta institucional enviada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovada no resultado preliminar da Chamada Pública CNPq nº 068/2022. A iniciativa é referente ao Programa de Mestrado Acadêmico para Inovação e ao Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), a qual busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) que demonstrem capacidade para a execução do Programa em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parcerias com empresas. Isso significa um recurso de R$1.325.184,00 em bolsas de mestrado, doutorado e iniciação tecnológica industrial para estudantes da UFG.

Destacando-se como um dos mais relevantes centros acadêmicos e de pesquisa na Região Centro-Oeste, os cursos de mestrado e de doutorado da UFG articulam-se em torno de eixos de pesquisa e atuação, os quais buscam valorizar, tanto quanto possível, a interlocução, a transversalidade e a organicidade entre áreas afins.

Além do lastro institucional, grupos de pesquisadores consolidados e com inserção internacional desenvolvem projetos relevantes alinhados com a fronteira do conhecimento, com o apoio de agências de fomento, de fundações, de instituições do terceiro setor e da iniciativa privada.

Assim, o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação da UFG compreende que a solução dos desafios e demandas enfrentadas pela sociedade passa pela inovação, pelo empreendedorismo e pela transferência de tecnologia, os quais, a partir da nova oportunidade apresentada pela Chamada CNPq nº 68 de 2022, especifica a ampliação do ecossistema institucional para a solução de problemas regionais e nacionais nas áreas do agronegócio, da biotecnologia, de inovações terapêuticas e farmacológicas e das tecnologias assistivas em parceria com empresas, amadurecendo as competências de graduandos, mestrandos e doutorandos da UFG pelo acesso a um sistema mais amplo em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O problema geral da proposta vincula-se ao desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores alinhados às áreas de tecnologias prioritárias, contemplando os setores da bioeconomia/biotecnologia (tecnologias para o desenvolvimento sustentável), do agronegócio (tecnologias de produção) e das tecnologias assistivas (qualidade de vida).

Logo, a importância de estudos nas áreas prioritárias em destaque implica em múltiplos benefícios, seja no âmbito regional, principalmente para o Estado de Goiás, conforme as suas vocações econômicas (com destaque para o agronegócio e produção de alimentos, produção farmacêutica e aproveitamento sustentável dos recursos naturais do bioma Cerrado), seja em alcance nacional, considerando o protagonismo da produção de commodities agrícolas para a economia do país.

A chamada, lançada em novembro de 2022, prevê um investimento total de R$ 50 milhões.

Para conferir o resultado da chamada, clique aqui.

Para saber mais sobre o programa MAI-DAI, clique aqui.

Para conhecer os programas de mestrado e doutorado da UFG, clique aqui.

Fonte: PRPG UFG

Categorie: Notícias PRPG