mesa diretiva posse fh 23.

Nova gestão da Faculdade de História inicia mandato 2023-2027

En 15/03/23 17:13 .

Fabiana Fredrigo e Roberto Abdala assumem os cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente

fredrigo e abdala posse 2

Em cerimônia realizada na Sala 29 do Prédio de Humanidades I, nesta quarta-feira (15/3), os professores Fabiana de Souza Fredrigo e Roberto Abdala Junior tomaram posse dos cargos de diretora e vice-diretor da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH-UFG) para o próximo quadriênio. Além deles, estiveram presentes na mesa-diretiva, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor, Jesiel Carvalho, e o ex-diretor da FH, que encerrou o mandato na ocasião, Eugênio Rezende de Carvalho. Após a leitura do Termo de Posse pela diretora de Administração de Pessoas da UFG, Wilma Maria Gonçalves dos Santos, os empossados e a reitora Angelita assinaram o documento e registraram o momento com fotos.

assinatura vice posse fh 23

O professor Eugênio leu o discurso que preparou para a cerimônia e, com bastante emoção, pontuou os desafios que se apresentaram durante os seis anos em que esteve na gestão da FH, como a pandemia, mas também ressaltou as conquistas, como a melhoria e ampliação da infraestrutura física da Unidade e colaboração com a criação da Biblioteca Seccional de Humanidades. Agradeceu à família, aos servidores dos setores administrativos, aos docentes que assumiram a função de vice-diretor durante sua gestão e deu as boas-vindas aos novos gestores. Em diversos momentos, citou trechos da música "Encontros e Despedidas", de Fernando Brant e Milton Nascimento. A ideia do professor era trazer a metáfora da estação de trem para exemplificar que a cerimônia representava tanto a sua despedida do cargo como a chegada de novos gestores. "Meu obrigado a todas as pessoas que embarcaram e fizeram parte dessa viagem de mais de seis anos de gestão da FH. Estejam certas e certos de que a minha gratidão acompanhará cada lembrança de vocês".

fredrigo posse

A diretora recém-empossada iniciou sua fala atualizando as escolhas, ideias e princípios que nortearam a chapa durante a campanha realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. "A nossa concepção de gestão é acompanhada por três requisitos principais: conhecimento técnico e burocrático; planejamento, análise e tomada de decisões; e partilha de saberes para deliberação e execução. Nenhum desses requisitos é singular ou se executa sozinho. É preciso experimentá-los conjuntamente", explicou. Agradeceu a gestão anterior da FH e ao seu companheiro de chapa: "ao Roberto Abdala Júnior, agradeço a inteireza, o sorriso largo, a competência e as ideias maravilhosas". Também falou aos docentes, técnicos e estudantes da FH: "Reitero meu vigoroso comprometimento com o fortalecimento da Faculdade de História, bem como com sua abertura e contato com as demais áreas das Ciências Humanas, visando a contribuir por fim com a Universidade Federal de Goiás, lugar que me permitiu a completa realização profissional e, sem dúvida nenhuma, afetiva".

A criação da pós-graduação na UFG foi lembrada pelo vice-reitor Jesiel Carvalho. Segundo ele, os cursos de PPG começaram com as Faculdades de História e de Letras. Também falou da importância das humanidades para combater o obscurantismo que ainda permanece não só no Brasil, mas no mundo todo. "Queria desejar a vocês, Fabiana e Roberto, muito êxito na nova jornada. Os desafios não são pequenos, mas nós temos gente grande para enfrentá-los. Terão vocês sempre, na Reitoria, uma parceria próxima e uma predisposição sempre presente de somar esforços para cumprirmos a nossa missão", enfatizou Jesiel.

mesa diretiva posse fh 23.

Ao relembrar dos momentos em que atuava na direção da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), vizinha da FH, a reitora Angelita ressaltou que quanto mais forte for a relação solidária entre as unidades acadêmicas, mais universidade será a UFG. Por essa proximidade com a FH, a reitora manifestou a alegria de participar da cerimônia de posse: "Seja bem-vinda, Fabiana, ao time das mulheres gestoras. Não somos a maioria, mas somos muitas, estamos à frente. Ser mulher gestora na Universidade Federal de Goiás hoje é participar, é integrar um time de mulheres fortes, corajosas, ousadas, solidárias". A reitora finalizou dando ênfase à importância da FH para o grande debate da democracia e de combate à desinformação.

Categorías: Notícias Faculdade de História Reitoria