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Sistema de Consulta às Atividades Docentes recebe melhorias

Em 17/02/23 18:03.

Novidades são implementadas pelo Cercomp a partir da colaboração de docentes e pró-reitorias 

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Lançado em junho de 2022 o Sistema de Consulta às Atividades Docentes (Sicad+) modificou de forma significativa a obtenção de informações relacionadas às atividades dos docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos pela equipe técnica do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), sob a coordenação da Secretaria de Tecnologia e Informação (Seti), e acompanhamento de comissão designada pelo Conselho Universitário (Consuni).

O Sicad+ busca implementar a complexa tarefa de automatizar ao máximo a obtenção de informações sobre a atividade dos docentes da UFG, visando à disponibilização de relatórios que auxiliam nos processos de progressão, promoção e estágio probatório, no âmbito da Resolução Consuni nº 18/2017, além de subsidiar os modelos de alocação de vagas docentes e de recursos orçamentários.

O diretor do Cercomp, Igor Vieira, explica que o Sicad+ extrai dados de diversas fontes - de sistemas da UFG como o Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Portal UFGNet e externos como a Plataforma Lattes - para permitir sua consulta por parte dos docentes e gestores da UFG. Ele informa ainda que a integração do Sicad+ com a Plataforma Lattes é uma das grandes inovações do novo sistema e atende a uma demanda antiga da comunidade universitária. 

A Analista de Sistemas, Maria Dalva Martins, destaca que as atividades docentes importadas pelo Sicad+ correspondem àquelas previstas no Anexo II da Resolução Consuni nº 18/2017. Assim, a obtenção dos dados considera as fontes de informações disponíveis (sistemas de origem) e os requisitos definidos na resolução, os quais são observados para atribuição da pontuação estabelecida para determinada atividade.

"É importante os docentes observarem que a lógica de utilização do Sicad+ mudou em relação ao sistema antigo", esclarece o secretário de Tecnologia e Informação (Seti), Leandro Oliveira. Como os dados são extraídos diretamente dos sistemas de origem, não é possível inserir informações diretamente no Sicad+, como era feito anteriormente com atividades de produção intelectual, administrativas e de representação, por exemplo. Ele destaca que foram implementados diversos ajustes nos sistemas da UFG para facilitar a integração de dados.

Melhorias disponibilizadas recentemente

Desde o seu lançamento, a equipe do Cercomp/Seti e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), tem recebido contribuições e esclarecido dúvidas dos docentes, o que tem colaborado com o encaminhamento de ajustes e aprimoramentos nos sistemas. Recentemente foram disponibilizadas algumas atualizações dos sistemas,com destaque para as seguintes:

  • Atividades de Extensão: foi disponibilizada a possibilidade de cadastrar atividades dos tipos "palestrante, conferencista, participante ou coordenador de mesa-redonda em evento científico, cultural ou artístico” e "promoção ou produção de eventos artísticos e científicos locais" diretamente no módulo Sigaa/Produção Intelectual >> Outras Produções, no contexto de atividades que não estão vinculadas a projetos de extensão na UFG. As atividades de extensão são obtidas, em grande parte, do cadastro dos projetos de extensão no módulo Sigaa/Extensão. Já para as atividades importadas do Sigaa Extensão, além do cadastro do projeto, é necessária a apresentação e aprovação do relatório (parcial ou final) da ação de extensão para que a atividade seja pontuada.
  • Orientações: foram realizados ajustes e aprimoramentos para tratar a mudança de situação de "orientações em andamento" para "orientações concluídas" importadas do Lattes, bem como tratadas algumas situações de duplicidade de registros das orientações. Por um alinhamento com as pró-reitorias envolvidas, as orientações, em sua maioria, serão obtidas a partir da integração com a Plataforma Lattes. A exceção são as orientações de monitoria, que são obtidas do módulo Sigaa/Monitoria. Os tipos de orientação previstos no anexo da resolução e que não possuem tipo correspondente na Plataforma Lattes podem ser cadastrados no módulo Sigaa/Produção Intelectual >> Outras Produções.
  • Produções Artísticas e Culturais: foram realizadas melhorias nos formulários disponíveis no Sigaa Produção Intelectual para complementação das informações referentes a Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, além da integração dos novos campos com o Sicad+.

Novo prazo para fechamento do Sicad 2022

Ao considerar o lançamento e utilização do novo sistema, bem como a necessidade de alinhar o calendário do Sicad+ ao ano letivo da UFG, a Propessoas prorrogou o prazo de fechamento do Sicad 2022 para 19 de março de 2023. Segundo o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Maurício Pieterzack, o Sicad+ considera o ano civil para obtenção das informações sobre a atividade docente, mas é possível flexibilizar os prazos para obtenção, verificação e consolidação dos dados antes do seu fechamento, ainda mais considerando o contexto excepcional do último ano.

Principais dúvidas

  • Complementação de informações de produção intelectual: conforme já informado, as atividades docentes importadas pelo Sicad+ correspondem àquelas previstas no Anexo II da Resolução Consuni nº 18/2017. Os itens de produção intelectual são obtidos por meio da integração com a Plataforma Lattes. Para alguns casos, considerando os requisitos estabelecidos na resolução, é necessária a complementação de dados e, em outros casos, o seu cadastro completo para que seja importado e/ou atribuída a pontuação correspondente à atividade. O módulo Produção Intelectual/Sigaa, acessível a partir do Portal do Docente, permite a visualização e complementação dos dados importados da Plataforma Lattes, bem como o cadastro completo de determinados produtos/atividades do docente;
  • Disciplinas Conjugadas: conforme estabelecido junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a identificação de uma turma conjugada é feita automaticamente com base no cadastro da turma (para graduação). A turma é considerada conjugada se o período de execução (data de início e término) e horário alocado para o docente na turma sejam iguais. O sistema seleciona um conjunto de turmas que possuem estas informações em comum, e então, aplica a pontuação para a turma que tiver a maior carga horária. As outras turmas permanecem com pontuação zero. No entanto, se for uma turma agrupadora, a carga horária teórica de todas as turmas relacionadas à turma agrupadora será somada e exibida na turma que tiver a maior carga horária prática. Para o restante das turmas relacionadas à turma agrupadora, constarão carga horária teórica com valor zero e a pontuação será correspondente à carga horária prática.
  • Portarias: a partir de 2022, as atividades administrativas e de representação são obtidas por meio da integração com o módulo SIGRH/Portarias (“SIGPortarias”), com a indicação da “finalidade Sicad” no ato da emissão da portaria. As portarias emitidas pela Reitoria e seus órgãos possuem possibilidade de integração de dados automática. A partir de setembro de 2022 as unidades acadêmicas passaram a também emitir suas portarias pelo SIGPortarias. As portarias emitidas pelas unidades acadêmicas, anteriores a setembro de 2022, devem ser cadastradas em formulário específico ("Portarias Anteriores") disponibilizado pela Seti, as quais, após validação por uma equipe responsável, são importadas para o Sicad+. A partir de 2023, todas as portarias devem ser emitidas pelo sistema SIGPortarias e o formulário será fechado para novos cadastros. Caso alguma portaria informada anteriormente no formulário continue vigente em 2023, ela será importada para o ano base 2023.

Documentos de apoio e consulta sobre o Sicad+

A equipe do Cercomp/Seti preparou alguns materiais de apoio para uso do Sicad+: tutorial, perguntas frequentes, novidades e correções e mapeamento das fontes de informação. Os links de acesso estão disponíveis na parte superior da tela inicial do sistema:

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Dentre os documentos de apoio, destaca-se o mapeamento das fontes de informação do Sicad+, pois ele descreve o sistema de origem de onde a informação sobre a atividade docente é obtida, bem como os requisitos para que a pontuação seja atribuída.

Caso algum docente tenha dúvida ou observe algum problema em relação aos seus dados e/ou atividades apresentadas no Sicad+ pode entrar em contato com a equipe de suporte da seguinte forma: abrindo um chamado (chamado.ufg.br) ou enviando um e-mail (sicad@ufg.br). Os e-mails e chamados recebidos estão sendo respondidos de acordo com a disponibilidade da equipe.

O Cercomp reitera que o Sicad+, bem como o Sigaa Produção intelectual, estão passando por melhorias e correções contínuas. Os materiais de apoio, principalmente o mapeamento das informações e a página de perguntas frequentes, são constantemente atualizados para refletir as modificações realizadas.

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Fonte: Cercomp/Seti

Categorias: Notícias SeTI

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