Reuniões em Brasília buscam alinhar ações do PERM
Equipe esteve na SUDECO, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Mineração
Texto: Kharen Stecca e Fotos: Luna Apóstolo
Representantes do governo de Goiás estiveram nos dias 18 e 19 de janeiro em Brasília para uma série de reuniões com entidades que irão auxiliar de diversas formas na elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM. As reuniões foram na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), no Ministério de Minas e Energia e na Agência Nacional de Mineração. As reuniões são estratégicas e com foco no desenvolvimento econômico do Estado de Goiás.
A primeira foi na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Foram apresentadas as atividades do projeto financiado pela Sudeco e já em execução pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás (SIC) e também o planejamento do Plano Estadual de Mineração. A reunião foi com o Diretor em exercício da Sudeco, Fernando Erdmann Ritter e sua equipe. Durante o encontro, a equipe composta pela superintendente de Mineração, Lívia Parreira e o Gerente de Desenvolvimento do Setor de Minas, André Pereira, também buscou apresentar parcerias para novos projetos estratégicos que visem ampliar e desenvolver o setor de mineração de Goiás.
A segunda reunião do Governo de Goiás sobre o Plano Estadual de Recursos Minerais em Brasília foi no Ministério de Minas e Energia, com a Diretora substituta do Departamento de Geologia e Produção Mineral, Patricia da Silva Pego. A intenção foi consultar a equipe do Ministério sobre a experiência do Plano Nacional de Mineração, recebendo sugestões e buscando alinhar os temas das oficinas com o plano nacional. Também foi discutido o formato da consulta pública e das oficinas. Seguindo o alinhamento estratégico com a Política Nacional de Mineração, Lívia Parreira ressaltou a importância da participação do Governo Estadual para ampliar o alcance das políticas de desenvolvimento do setor, com destaque às questões regionais para o desenvolvimento econômico a partir da mineração. Outro ponto discutido foi a importância da transparência de todo o processo.
No dia 19, finalizando a agenda, a equipe esteve na Agência Nacional de Mineração buscando apoio às informações junto à organização para melhor diagnóstico do setor Mineral Goiano, que servirá de subsídio para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais. Um dos diretores da Agência, o goiano Tasso Mendonça destacou a importância da transparência no acesso às informações sobre os processos minerários em território goiano, que são regulados pela ANM . Participou também da reunião o analista de economia mineral Mathias Heider.
Quelle: PERM GO
