Reuniao_Consorcio_3_Rios_20-12-22

UFG apresenta relatório sobre coleta seletiva à Consórcio Intermunicipal 

在 22/12/22 12:37 上。

Em 2020 foi aprovada a extinção dos lixões do Brasil até 2024; cooperativas de catadores serão necessárias no processo

 

Texto: Janyelle da Mata

Fotos: Jayme Leno

Foi apresentado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Três Rios (CM3R), o relatório técnico redigido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre a implantação de cooperativas de catadores com o intuito da extinção dos lixões. Os resultados, referentes a oito cidades, foram apresentados durante a reunião com os prefeitos participantes do consórcio. A assembleia aconteceu na terça-feira (20/12), no Centro de Cultura e Eventos do Câmpus Samambaia da UFG. 

Durante a reunião, o coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartholo, e a professora da Escola de Agronomia (EA-UFG) Eliana Paula Fernandes Brasil expuseram os dados coletados nas cidades integradas ao consórcio. As pesquisas foram baseadas na intenção de cumprir o novo marco legal do saneamento, aprovado em 2020, que tem a meta de desativar os aterros sanitários brasileiros até 2024. O método que estudam é a formação de cooperativas de catadores para a reciclagem e o apoio de cidades maiores e com maior estrutura a cidades menores. 

O presidente do consórcio e prefeito de Buriti Alegre, André de Sousa Chaves, agradeceu a parceria da UFG com o consórcio e se mostrou esperançoso com os resultados apresentados na reunião. “Nós entendemos que principalmente os municípios de pequeno porte, como a maioria dos que estão no consórcio, não têm outras alternativas que não trabalhar em conjunto. Hoje nós unimos forças para que possamos alcançar os objetivos desejados no futuro”, afirma André.

A pró-reitora adjunta de Extensão de Cultura, no ato representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, Adriana Régia Marques de Souza, salienta a importância da parceria da Universidade com o consórcio. “A UFG não faz nada sozinha, não adianta ela se manter fechada, sem grandes parceiros como esses que estão à mesa. A UFG tem que ter a sociedade junto de mãos dadas”, pontua. Adriana esclarece que o projeto fortalece os docentes da Instituição e forma profissionais melhores. “São esses projetos que vão mudar o nosso mundo, que trazem mudança econômica, ambiental e em especial a mudança social. Mudar vidas é o que a UFG quer e tenho certeza que é o desejo de todos os gestores aqui presentes”, finaliza a pró-reitora adjunta. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, endossou as palavras de Adriana Régia e ressaltou: “vocês [os prefeitos] têm nas mãos uma missão que, provavelmente, é a mais importante deste século. O que nós fizemos agora é o que vai definir o futuro do nosso planeta e a solução está nos municípios. É onde a gente mora que a gente resolve os problemas”, declara. 



 

资源: Secom UFG

类别: Notícias Proec