Ao completar 70 anos, Engenharia homenageia pioneiros da UFG
Antigos colaboradores e egressos ressaltaram o orgulho de fazer parte da história da Universidade
Texto: Eduardo Borges
Fotos: Julia Barros
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher". As palavras da poetisa e contista brasileira Cora Coralina nortearam a comemoração dos 70 anos da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN) e contou com a participação de docentes, técnicos administrativos, egressos e demais convidados. Na ocasião, foram distribuídas placas comemorativas para homenageados que fizeram parte da história do EECA. O vice-diretor do instituto, Maurício Sales, fez o discurso de abertura, ressaltando que o evento estava sendo planejado há muito tempo.
"A ideia de prestar uma homenagem aos servidores pioneiros que ajudaram a construir a Escola de Engenharia Civil e Ambiental era antiga, mas tivemos que aguardar a pandemia perder força. Era para termos feito esse momento muito antes. Neste ano, entretanto, em que completamos 70 anos do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia Brasil Central, resolvemos materializar o nosso agradecimento a todos que iniciaram essa história, que é a nossa história", afirma Maurício Sales.
Homenagens
Foram homenageados os docentes Armando Ribeiro Guimarães, Daniel Borges Campos, Dolzonan da Cunha Mattos, Elder Rocha Lima, Fernando Carlos Ribeiro, João César Pierobon, José Dafico Alves, José Couto Dafico Filho, José Emerenciano Grande, Manuel Alves, Mario Evaristo de Oliveira, Mário José Vilela, Newton de Castro, Orlando Ferreira (in memoriam), René Pompeo de Pina, Sebastião Muniz Granja, Sinoeste Cardoso de Oliveira, Urildo de Alcântara e Willer de Albuquerque. Também receberam a homenagem, os técnicos-administrativos Anailde da Silva Moreira, José Wellington Gomes da Silva e Júlio Praxedes Neto.
Antes da entrega das placas comemorativas, a solenidade abriu espaço para que importantes nomes da EECA pudessem compartilhar suas experiências. O professor Elder Rocha Lima, de 94 anos, contou com muita emoção que se sente orgulhoso por ter participado de toda a trajetória das escolas de engenharia de Goiás. Seu colega de profissão, professor José Dafico Alves, também acompanhou toda essa história, aproveitando o momento para relembrar momentos importantes de sua caminhada desde 1962 quando iniciou os estudos na área.
Já os professores José Emerenciano Grande e Dolzonan da Cunha Mattos, citaram falecidos colaboradores que também foram importantes para a construção desta história, ressaltando que as conquistas do presente são frutos das lutas do passado. Reiterando a ideia de frutos colhidos, a diretora da EECA, professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora, afirmou que ao longo das décadas, houve uma verdadeira evolução no instituto, seja com parcerias, ações e equipes cada vez mais sendo compostas por mulheres.
Durante sua fala, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou que este é um momento propício para homenagens e comemorações, pois a Universidade como um todo está em festa. "Estamos celebrando o aniversário de 62 anos da UFG, o que proporciona reencontros. Neste evento, temos na verdade, um encontro de gerações. A presença destes importantes nomes nos permite realizar uma reunião com todas essas gerações, inclusive as mais jovens. É um encontro com a memória e com a história, o que nos torna permanentes e contínuos. Isto é muito importante para uma instituição como a UFG", finaliza.
Saiba mais
Rádio Universitária faz 60 anos homenageando ex-diretores e colaboradores
Membros da UFG recebem Comenda Colemar Natal e Silva
TV UFG lança série sobre as ações da UFG no enfrentamento à covid-19
Carta aos que abriram caminhos para uma grande UFG (íntegra do discurso do professor Edward Madureira)
Universidade homenageia mais de 70 colaboradores do período 1958-1965
Livro de gestão e dossiê da pandemia recontam história dos últimos quatro anos da UFG
Semana de aniversário da UFG resgata história do jornal 4º Poder
Exposição lembra história do primeiro veículo de comunicação da UFG
Semana de aniversário da UFG tem de exposição a homenagem aos pioneiros e a volta do baile
资源: Secom UFG