O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Artigo e TCC de discente da FCT são premiados em concurso nacional

Em 15/12/22 12:58.

Concurso da Secretaria Nacional de Trânsito incentiva trabalhos sobre segurança no trânsito

Texto: Rodrigo Tóffano/FCT UFG

A discente do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), em Aparecida de Goiânia, Letícia Gonçalves Silva, recebeu, juntamente com o orientador, Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, o segundo lugar do Prêmio Senatran 2022. O concurso é organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão subordinado ao Ministério da Infraestrutura. Ambos receberam um prêmio pecuniário, troféus e certificados pela participação.

O Prêmio Senatran faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da Senatran, cujo intuito é contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito (2021-2030), lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como dos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), para a diminuição dos números alarmantes de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

O prêmio tornou-se uma iniciativa incorporada às ações do órgão máximo executivo de trânsito do governo federal desde o ano 2000. Nas 17 edições anteriores do prêmio foram mobilizados 294.288 participantes, número este que vem crescendo a cada ano. A edição de 2022 é a décima oitava, com dez categorias e, tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos voltados ao tema de segurança no trânsito.

A já engenheira de transportes Letícia, que defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em setembro e colou grau no último mês de novembro, concorreu com seu TCC e artigo científico na Categoria VI - "Segurança Viária e Veicular" aberta a estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura & Urbanismo de todo o País. O artigo e o TCC (com quase 100 páginas) buscam requalificar, projetualmente, o entorno de áreas escolares com foco na segurança viária, especialmente de estudantes e, no conceito de ruas completas (complete streets). A via e a unidade educacional escolhidas para este trabalho foram, respectivamente, a Rua São Luís e o complexo composto pela Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge e pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alto da Glória; ambos no Setor Alto da Glória, em Goiânia. O TCC da Letícia pode ser acessado por meio do link: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/767/o/TCC2_Let%C3%ADcia_Gon%C3%A7alves_Silva.pdf

O professor Tóffano destaca que para esta conquista, além do empenho da Letícia, a participação da professora Cintia Isabel de Campos, também do curso de Engenharia de Transportes da UFG e do professor Caio Assunção Torres da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi fundamental. "Estes professores são especialistas na área de segurança viária e, ao longo de todo o TCC e na participação da banca de defesa da Letícia, sugeriram melhorias que aprimoraram o trabalho. Além disso, estimularam a mesma a participar deste concurso, o que possibilitou que ela ficasse em segundo lugar, de forma exitosa, concorrendo com instituições de todo o País".

Para a Letícia, o prêmio de reconhecimento nacional tem um significado muito grande. Além de ser o seu primeiro, mostra que seu TCC, que tanto deu trabalho para ser executado, tem relevância para a sociedade e que ela, profissionalmente, está indo no caminho certo. Segundo a jovem, "é gratificante ver ele sendo reconhecido, eu espero contribuir, cada dia mais, para a área do trânsito e para o desenvolvimento da segurança viária no Brasil".

A entrega do prêmio ocorreu na quinta-feira (8/12), no Instituto Serzedello Corrêa, a escola superior do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF) com a presença do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, e o secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro. A premiação foi transmitida, ao vivo, pelo YouTube, no canal do Ministério da Infraestrutura e pode ser acompanhada pelo link: https://youtu.be/6WJME-fPBl8. Letícia e o professor Rodrigo, dentre as dez categorias, foram os únicos premiados representando o Estado de Goiás. O primeiro lugar da categoria ficou com o discente do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Thiago Noriyuki Kubo. O Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo "Análise do uso do telefone celular ao volante com base em estudo naturalístico de direção” foi orientado pelo professor Jorge Tiago Bastos também da mesma instituição, em Curitiba.

Fonte: FCT UFG

Categorias: Notícias FCT Orgulho de ser UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.