UFG é reconhecida em Prêmio IEL de Estágio 2021
Universidade alcançou o terceiro lugar na categoria Projetos Inovadores

No dia 26 de outubro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou a cerimônia do Prêmio IEL de Estágio para revelar as empresas, instituições de ensino, líderes e estagiários que se destacaram nessa área nos anos de 2020, 2021 e 2022. A Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o 3º lugar na categoria Projetos Inovadores - Instituição de Ensino Superior. Devido às restrições da pandemia de Covid, apenas em outubro de 2022 foi possível acontecer esse evento, que acumulou as premiações dos últimos três anos.
O Prêmio IEL de Estágio reconhece as grandes ideias de quem está só começando e também daqueles que implementam projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos. Os projetos de estágio podem se enquadrar em três categorias: Projetos Inovadores, Empresa Inovadora e Educação Inovadora. Para participar, a UFG foi inscrita na Etapa Goiás com todas as informações sobre a Política de Estágios da Universidade, como acompanhamento das atividades de estágio e elaboração de relatórios. Na edição de 2021, era preciso apontar, entre os vários projetos desenvolvidos por meio do estágio na UFG, aquele que tivesse se destacado durante o período de pandemia.
A escolha se deu pelo projeto "Jogos Goianos da Saúde Mental (JGSM)", da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG, coordenado pelo professor Heitor Martins Pasquim. O projeto visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, promovendo espaços de autogestão da Rede de Atenção à Saúde Mental, por meio de três eixos de participação: esporte/lazer, arte/cultura e economia solidária. É coordenado por meio da disciplina de Estágio Curricular Profissional da FEFD/UFG.
"Este projeto está em sua 4ª edição. As primeiras, reuniram centenas de participantes. Em 2020, em virtude da pandemia, os JGSM aconteceram em formato remoto com estratégias síncronas e assíncronas que propunham desafios e respostas entre usuários e serviços. Essa articulação entre projeto de estágio e ação de extensão conduz a uma formação profissional crítica, criativa e humanizada", explicou a professora Rosângela Carvalho, que era coordenadora de Estágio da UFG em 2021.
Para a agora diretora do Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), esse prêmio significa para a UFG o reconhecimento das práticas de estágio, da preocupação com a formação dos egressos e da visibilidade da Universidade em âmbito nacional. "Como esse foi o último dos quatro anos em que eu estive na Pró-reitoria de Graduação, foi um desfecho de um ciclo muito exitoso, considerando as edições anteriores em que também nós fomos premiados", pontua Rosângela.
Source: Secom
