angelita ppi capa

Semana de Planejamento Pedagógico inicia os trabalhos nesta segunda

En 10/10/22 17:59 .

8ª edição traz como tema a importância do diálogo nas relações institucionais

Texto: Luciana Dental

Fotos: Carlos Siqueira 

 

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (Prograd/UFG) promove até o dia 14 de outubro, a 8ª Semana de Planejamento Pedagógico Institucional. Essa edição da semana possui como tema “UFG PRESENTE: DIALOGAR AMPARA. VAMOS?”. A ideia é oferecer um momento de reflexão e diálogo acerca de ações de promoção da saúde no ambiente universitário, nos eixos ensino, pesquisa e extensão para a construção de um ambiente saudável e melhoria da qualidade de vida.

angelita ppi capa

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou da mesa de abertura da Semana e ressaltou que "os estudantes são o nosso motivo de existência enquanto instituição" e, por essa razão, é preciso priorizar o ensino na graduação e a valorização dos docentes que atuam nessa área na Universidade. Salientou que a equipe gestora está aberta ao diálogo e incentivou os professores a usarem bem a criatividade, o conhecimento e o engajamento dos estudantes.

Na abertura da Semana, os presentes puderam assistir à palestra da professora Fernanda Costa Nunes, docente do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG). Para "despertar" quem estava lá e para estimular a assimilação do conteúdo transmitido, a professora fez uma coreografia guiada, uma espécie de alongamento ao som de uma música animada. 

coreografia guiada

Fernanda Costa falou sobre conceito de saúde mental e como trabalhar o tema no contexto pessoal, familiar e institucional. Assim, realizou uma dinâmica em grupo com o uso de celulares e por meio de QR Code, que encaminhava os participantes a uma página da internet para responder algumas perguntas. As palavras-respostas foram projetadas na "nuvem de tags" e, ao identificar os assuntos mais respondidos, a professora discorria sobre a importância que eles poderiam ter sobre a saúde mental. 

nuvem de tag

Em seguida, a fala foi aberta para quem quisesse compartilhar ideias sobre o tema ou acrescentar pontos de vista baseados na experiência docente dentro da UFG. Após algumas contribuições, chegou o momento de finalizar o encontro, mas o questionamento proposto pela professora Heliny Carneiro Cunha Neves veio para alimentar a discussão que deve permear a 8ª Semana de Planejamento Pedagógico Institucional: Por que as universidades deveriam ser promotoras da saúde?

 

Fuente: Secom

Categorías: Notícias Prograd