BioGyn vence Prêmio Finep de Mulheres Inovadoras região CO
Empresa está incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG desde 2018
Texto: CEI UFG
Fotos: divulgação
A BioGyn Soluções Entomológicas, startup incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG), é a vencedora do Prêmio Finep de Mulheres Inovadoras da região Centro-Oeste. A empresa é dirigida pelas sócias Rízia da Silva Andrade, Glaubia da Silva Andrade Cavalcante e Cristiane Rodrigues.
O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.
Com o prêmio, a BioGyn participou de uma aceleração durante seis semanas, com palestras e mentorias especializadas, suporte e acompanhamento por profissionais da Finep e do mercado, e ainda receberá R$ 120 mil.
Protagonismo das mulheres
Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Helena Carasek, a notícia não poderia ser melhor. "Nós recebemos a notícia com muito orgulho e muita alegria. É mais uma importante conquista do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) e principalmente das empreendedoras, Rízia, Glaubia e Cristiane".
Helena ainda ressalta que a conquista da BioGyn vai ao encontro de um dos objetivos do plano desta gestão da Universidade (2022-2025) que é valorizar e dar visibilidade ao protagonismo das mulheres, nas várias dimensões, inclusive, na inovação.
Da incubação à graduação
Rízia Andrade ressalta que pesquisa e empreendedorismo caminham de mãos dadas. "No Agronegócio, a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias e o empreendedorismo para sua aplicação em campo", explica. A empreendedora afirma que o prêmio irá auxiliar na expansão da empresa. "Planejamos mudar a sede para escalar pela segunda vez a produção".
Segundo Rízia, o CEI-UFG e toda equipe foram fundamentais para colocarem em prática a ideia de negócio minimizando riscos a partir dos treinamentos e mentorias recebidos. "Somos três sócias e cada uma, de acordo com sua função na empresa, está desenvolvendo, com o auxílio da incubadora, habilidades e competências necessárias ao sucesso do empreendimento".
A BioGyn trabalha com controle biológico de pragas em lavouras. A empresa entrega ao produtor agrícola uma solução para o controle de pragas, que garante um manejo mais sustentável reduzindo o uso de inseticidas químicos. Incubada desde novembro de 2018 no CEI-UFG, a BioGyn está se preparando para graduar esse ano. "A graduação virá com a certeza de dever cumprido tanto de nossa parte quanto por parte da incubadora".
Fonte: CEI UFG
Categorie: Notícias CEI UFG Orgulho de ser UFG