Regional Centro-Oeste da 1ª Obsat MCTI conta com duas equipes da UFG
Ao todo 14 equipes do ensino fundamental 2, médio e superior participam da fase 3 do torneio
Texto: Versanna Carvalho
A 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (Obsat) chegou à terceira fase, realizada em vários eventos regionais, que prevê o lançamento dos satélites em balões estratosféricos. A etapa Centro-Oeste vai ocorrer no sábado (17/9), a partir das 8h, no pátio externo da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além de sediar a competição, a UFG também participa com duas equipes na categoria ensino superior (nível 3). As outras categorias são ensino fundamental 2 (nível 1) e ensino médio ou técnico (nível 2).
As equipes da UFG classificadas para a fase 3 são a Millenium (1º lugar) e a GoyaSat (2º lugar), ambas compostas por discentes da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC). Juntos os dois grupos contabilizam um total de 9 pessoas, 7 discentes e 2 professores. Mais pessoas estão envolvidas indiretamente no projeto por fazerem parte do recém-criado Núcleo de Pesquisas Aeroespaciais (NPA UFG). O NPA é coordenado pelo docente do Instituto de Informática (INF), Aldo Díaz-Salazar. O subcoordenador é o professor da EMC, Marco Antonio Assfalk de Oliveira.
A 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (Obsat) é uma olimpíada científica de abrangência nacional. Ao todo, 5 equipes da categoria ensino superior se classificaram para a regional Centro-Oeste: Millenium (GO), GoyaSat (GO), GamaCubeDesign (DF), Pato BaSat (DF) e UniSat-1 (DF). No nível 2, ensino médio e técnico, estão Robotic Engineers (GO), CeamSat (MS), Stormtroopers (MS) e Zeta (DF). Os times do ensino fundamental 2 são Sesi Space Girls (GO), Engineers of Star (GO), Dynamic Space (GO), Cruzeiro do Sul (MT) e Star Guardians (GO).
A Obsat possui 5 fases principais: 1) planejamento; 2) construção, programação e teste do satélite; 3) lançamento do satélite (etapas regionais); 4) lançamento do satélite (etapa nacional) e 5) apresentação de resultados. A progressão entre fases é classificatória e dependerá da avaliação dos projetos em cada etapa.
SuperTime
O professor Aldo, que orienta a Milleniun, comenta que agora os dois times da UFG fazem parte do SuperTime, a equipe especial formada pelas 10 melhores equipes classificadas das 5 regiões do País, em toda a olimpíada. “Isso significa, que como Super Time as nossas equipes saem da trilha da olimpíada e entram no projeto Super Time o qual terá como oportunidade diferenciada o lançamento de um satélite em órbita espacial real (sendo que na trilha da olimpíada haverá lançamentos simulados em balão estratosférico e sub-orbitais)”, explica.
“As nossas atividades como SuperTime só serão iniciadas depois do final da terceira fase, quando será necessário fazer um novo projeto devido ao trabalho e empenho na realização das 5 etapas regionais da Obsat”, observa Aldo que está na organização da fase 3.
A regional Centro-Oeste da 1ª Obsat é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e organizada pelo Núcleo de Pesquisas Aeroespaciais da Universidade Federal de Goiás (NPA/UFG) e pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A competição conta com o apoio do Centro de Excelência de Inteligência Artificial (Ceia), do Instituto de Informática (INF/UFG) e da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG).
Serviço
1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (Obsat) - Fase 3
Data: 17/9/22 (sábado)
Horário: das 8h às 18h
Local: pátio externo da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Endereço: Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia UFG, Goiânia - GO, CEP: 74.690-900
Programação
8h - Credenciamento
9h - Cerimônia de abertura
9h30 - Setup áreas de trabalho
10h - Avaliação dos protótipos
11h30 - Apresentação das equipes
13h - Almoço
14h - Lançamento dos satélites em balão estratosférico
15h - Apresentações (Skyrocket, Pequi Mecânico e outros)
16h - Encerramento e cerimônia de premiação
Saiba mais
1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI - Regional Centro-Oeste
Equipes da UFG se classificam na 1ª Olimpíada de Nanossatélites
Fonte: Secom/UFG