
Disciplina internacional sobre mudança climática recebe inscrições
Núcleo Livre proporciona oportunidade de experiência de intercâmbio sem sair de casa
O Collaborative Online International Learning (Coil) é uma modalidade colaborativa de oferta de cursos que foi criada na The State University of New York (Sunny), em 2006, pelo professor Jon Rubin, para encorajar o crescimento da aprendizagem internacional cooperativa on-line.
O Coil tem por objetivo reunir dois ou mais grupos de alunos em locais geograficamente distantes para colaborar em atividades em suas áreas de estudo, desenvolvendo sua competência intercultural, bem como ter acesso a uma outra perspectiva sobre o assunto trabalhado no curso. Assim, dois ou mais professores de instituições diferentes trabalham juntos para desenvolver um programa de ensino on-line para suas turmas, ministrado na língua estrangeira em que os participantes sejam proficientes, o que vem a contribuir para a internacionalização do currículo. A disciplina a ser desenvolvida pode ser uma já existente - adaptada aos propósitos do Coil - ou uma nova.
Nesse sentido, a UFG, em parceria com a Sinclair College, irá ofertar no semestre letivo 3/2022 (período de matrícula de 6 a 8 de setembro), de 19/9 a 13/10 (segunda-quinta - 8h- 12h), a disciplina "Climate Change: What Can We Change?", ofertada na língua inglesa com 4 créditos, coordenada pelo professor Rafael Battisti, da Escola de Agronomia (EA), a qual terá interação com a disciplina "Ecology" da professora Dannette Richards, a qual ministra a mesma para estudantes de Ciências Biológicas da Sinclair College.
Os discentes participantes devem possuir conhecimento básico da língua inglesa para realizar a comunicação com os discentes americanos.
As disciplinas ocorrem de forma independente em cada instituição de origem, mas, durante 8 dias (terças e quintas), dentro do calendário acadêmico, haverá interação entre as turmas, em que estudantes brasileiros e americanos irão desenvolver um estudo de caso sobre o tema da disciplina. O professor Rafael destaca que, nesse período em que as turmas se mesclam, os estudantes terão a possibilidade de interagir com o professor colaborador e estudantes da outra instituição, o que, sem dúvida, enriquecerá e estimulará sua consciência sobre o mundo em que vivemos. Essa interação se dá por meio do desenvolvimento de estudos de casos e projetos desenvolvidos pelos estudantes em grupo que mesclam ambas as instituições com interação prevista pelos aplicativos WhatsApp e Zoom Meeting.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do professor Rafael Battisti (battisti@ufg.br).
资源: EA UFG