
UFG recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Robôs superam desafios e resgatam vítimas em ambiente simulado durante evento gratuito
A capital goiana recebe a Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), neste sábado (27/8), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A etapa faz parte da Modalidade Prática da Olimpíada, onde equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre.
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG apoia a Organização e participa do Conselho Estadual. O Conselho reúne pesquisadores voluntários capazes de transmitirem conhecimentos e divulgarem a ciência e tecnologia pelo Brasil. A Olimpíada, que é aberta ao público, de forma gratuita, contará com cerca de 64 equipes divididas em três níveis, na etapa regional.
Níveis
Nível 0 é direcionado aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O nível 1 é voltado aos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2 aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio ou técnico. De acordo com o professor e integrante do Ceia UFG, Ricardo Franco, o objetivo é mostrar que o robô autônomo consegue salvar vítimas dos desastres, por conseguir vencer obstáculos que o humano não consegue percorrer. "O robô atravessa o percurso com obstáculos e leva as vítimas até o local onde é possível realizar o resgate".
A coordenadora-geral da OBR e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cintia Aihara, enfatiza que este será o primeiro evento após dois anos de pandemia. "Estamos muito animados em poder ter esse contato com os estudantes presencialmente. As etapas regionais e estaduais são uma ótima oportunidade para os alunos interagirem com outros, aprender com os robôs e estratégias das equipes, e assim aprimorar seus conhecimentos e capacidades".
ensino fundamental, médio e técnico. Cada nível possui um grau de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores.
No nível 0 e 1, há uma simulação de resgate e o robô competidor precisa encontrar uma vítima, superando várias adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima durante a
simulação, o robô deve resgatá-la, passando também por diversos obstáculos e cruzamentos. Cada nível conta com três rodadas de disputa nas categorias fácil, médio e difícil. As equipes com as maiores pontuações garantem vaga na final nacional, que será realizada de 17 a 22 de outubro de 2022, em São Bernardo do Campo (SP). Em todo o Brasil, mais de cinco mil alunos participam da modalidade.
Ceia UFG
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG é uma aliança entre a Universidade Federal de Goiás, setores público e privado. A instituição surgiu com o apoio da Empresa
Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapii) e organização social com contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Lançado em 2019, o Ceia é o primeiro centro de inteligência artificial no Brasil. Pioneiro em inovações no País, o Centro de IA produz tecnologias relevantes para diversos segmentos da sociedade,
empregando técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de inteligência artificial (IA).
Cão robô
O quadrúpede integra a plataforma de desenvolvimento para diferentes tipos de aplicação do Ceia UFG. A função inteligente do cão robô é capaz de monitorar e fiscalizar os serviços petroquímicos, elétricos, ferroviários e industriais. Ele pertence ao Laboratório de Veículos Autônomos do Centro de IA.
Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica destinada a estudantes do ensino fundamental ao médio. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como
objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o País. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e as provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil. Mais de 160 mil alunos de todo o País se inscreveram na última edição da OBR.
Data: Sábado (27/8)
Horários: das 8h às 18h (abertura do evento acontece às 9h)
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia UFG
Endereço: Avenida Esperança, s/n - Vila Itatiaia, Goiânia – GO
Entrada: Gratuita
Informações adicionais: www.obr.org.br/go
Fonte: Ceia UFG