_UFG6716_NDH.jpg

Evento celebra 10 anos da pós-graduação em Direitos Humanos

En 22/08/22 12:00 .

Sessão solene e mesas-redondas destacaram o desenvolvimento e as conquistas do PPGIDH UFG

Texto: Geovanna Pires
Fotos: Carlos Siqueira

Na última sexta-feira (19/8), o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), da Universidade Federal de Goiás (UFG), promoveram uma jornada acadêmica em comemoração aos 10 anos do programa. O evento contou com mesas-redondas, atividades artístico-culturais e apresentações dos grupos de pesquisa do NDH. Estudantes do PPGDH e comunidade acadêmica em geral prestigiaram as atividades, realizadas no auditório da Biblioteca Central. Confira as fotos do evento

 

_UFG6716_NDH.jpg

Coral Vozes da Adufg-Sindicato em frente a sede do NDH


Os 10 anos de existência do PPGIDH marcam uma trajetória de formação em nível de mestrado e doutorado. "Este é um momento histórico que demonstra o engajamento, o esforço, a dedicação e o trabalho comprometido com causas sociais e com a cidadania durante todos esses anos. Foram centenas de pessoas formadas, mestres e doutores, e isso é motivo de orgulho, regozijo e saudação", explica o professor do PPGIDH, Magno Medeiros.

De acordo com a coordenadora do PPGIDH, professora Helena Esser, esses 10 anos de existência do programa foram marcados por inúmeras conquistas. "Nós iniciamos com um programa relativamente pequeno e interdisciplinar, apenas com curso de mestrado e 15 alunos ingressantes e um corpo docente de 12 professores. Hoje temos 32 professores e cerca de 160 alunos entre mestrado e doutorado", ressalta.

Atualmente, o programa tem avaliação nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dispõe de três linhas de pesquisa: fundamentos teóricos dos direitos humanos, práticas e representações sociais de promoção e defesa de direitos humanos e alteridade, estigma e educação em direitos humanos.

 

 _UFG6825NDH.jpg

Helena Esser falou em nome do programa, ressaltando suas conquistas desde a sua criação

 

Solenidade de abertura

O coral "Vozes da Adufg", do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-sindicato), apresentou 3 canções ao público. Em seguida, foi exibido o documentário expositivo "NDH e PPGIDH — uma trajetória constante na formação de pesquisadoras e pesquisadores e defensoras e defensores dos direitos humanos" com depoimentos de professores, egressos e outras pessoas sobre o desenvolvimento do NDH e de seu programa de pós-graduação desde o início até a configuração atual.

coral

Em uma sessão solene, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou a relevância do papel da Universidade para a resolução das demandas da sociedade como um todo. "Nós vivemos, por conta da pandemia, uma onda de pró-ciência. Ou seja, a partir da pandemia, os enfrentamentos que tivemos que fazer e o papel que as universidades cumpriram no enfrentamento da pandemia, alteraram a percepção da sociedade brasileira sobre a ciência. A sociedade espera de nós algo mais. Essa Universidade e este programa não podem fechar os olhos para demandas tão importantes. Temos que ter metas mais ousadas”, destaca.

Estiveram presente ainda o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalhos, o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, Felipe Terra Martins, o coordenador do NDH, João da Cruz Gonçalves Neto, a vice-coordenadora do PPGIDH, Luciana Gonçalves Tibiriçá e a represente dos egressos do programa, Fernanda Alves de Oliveira.

Mesas-redondas

Após a solenidade de abertura da jornada acadêmica, houveram dois momentos disponibilizados para uma conversa e troca de ideias em formato de mesas-redondas para discutir sobre a importância e experiências nos programas de pós-graduação interdisciplinares em direitos humanos e que marcaram esses 10 anos de criação do PPGIDH.

A primeira mesa-redonda falou sobre a importância da interdisciplinaridade na construção do conhecimento e na inovação científica e contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, do pró-reitor adjunto, Wilson José Flores Junior, e de Vilma de Fátima Machado, professora do PPGIDH.

Na segunda mesa-redonda, o professor Ricardo de Lima Barbosa, da UFG, a professora Elen Geraldes, da Universidade de Brasília (UnB), e a professora Maria Cecília Pilla, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ambos dos programas de pós-graduação em direitos humanos das respectivas universidades, discutiram sobre suas experiências em PPGs interdisciplinares em Direitos Humanos.

Fuente: Secom/UFG

Categorías: Notícias Noticias NDH