
“Matrizes: Gravura e aproximações” traz obras de mulheres gravadoras
Exposição poderá ser vista no Centro Cultural UFG de 2 de agosto a 7 de outubro

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) apresentará, de 2 de agosto a 7 de outubro, a exposição “Matrizes: gravura e aproximações”, uma mostra composta por obras realizadas por artistas pertencentes a quatro gerações de mulheres gravadoras. A exposição ocupará as duas galerias do CCUFG e durante o período contará com ações educativas, como oficinas e rodas de conversa. O acesso será gratuito para todo o público.
A partir de seu acervo, o CCUFG busca trazer uma interação com jovens expoentes da gravura atual em um recorte histórico da relevância da mulher na gravura em Goiás. Trata-se de uma proposta singular coordenada pela diretora do CCUFG, Maria Tereza Gomes, que, com a consultoria e colaboração compartilhada dos artistas e professores da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), Adriana Costa, Selma Parreira e ZèCesar, busca trazer reflexões sobre o processo histórico e educativo da gravura como expressão artística.
A mostra reúne obras de 27 mulheres que irão expor seus trabalhos e algumas matrizes, buscando possibilitar ao público uma maior interação com os processos de criação de uma gravura, que passa pela criação de uma imagem sobre uma superfície até sua transferência para diversas outras superfícies por meio da impressão. São elas, Adriana Mendonça, Altina Felício, Ana Maria Pacheco, Célia Gondo, Cléa Costa, Cris Frauzino, Dinéia Dutra, Doris Pereira, Edith Lotufo, Edna Goya, Fabiana Francisca, Filomena Gouvêa, Heliane Almeida, Ilda Santa Fé, Iza Costa, Jessika Lorrane, Lydia Semerene, Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, Maria Angélica, Maria Eugênia, Nancy de Melo, Naura Timm, Selma Parreira, Simone Simões, Suely Lima, Vanda Pinheiro e Veronica Noriega. Grande parte dessas mulheres são docentes, ex-docentes e estudantes da FAV/UFG.
A, diretora do CCUFG, Maria Tereza, destaca que as artistas e suas obras expressam mudanças de paradigmas nos processos de produção de uma técnica, antes comumente praticada por homens, que recorriam a materiais que restringiam a arte a formas expressivas mais rígidas e retilíneas, que com a prática da mulher na gravura, novos materiais e movimentos foram conquistados para a expressão através desta linguagem. Além destes movimentos técnicos e estéticos, podem ser percebidas diferentes subjetividades e objetividades relacionadas a suas vidas expressas nas obras. Seja nas formas de vestir ou nas ações cotidianas, são demonstradas nas obras alguns posicionamentos que questionaram e romperam padrões culturais de seus tempos e que atualmente ressoam na contemporaneidade em contextos de produção de jovens artistas. Ocorrerá no dia 2 de agosto, às 20h, a cerimônia de abertura da exposição, que contará com a presença das artistas e organizadores.
Serviço
Exposição "Matrizes: Gravuras e aproximações"
Abertura: 2 de Agosto às 20h
Período da mostra: de 2 de agosto a 7 de outubro
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Agendamento de grupos pelo telefone 3029-6499
Local: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533, Setor Universitário
Investimento: entrada franca
Fonte: CCUFG