UFG promove vacinação e testagem rápida de Covid
Ação marca retomada total das atividades presenciais na universidade
Texto: Luciana Santal
Com o início do semestre letivo 2022/1 neste 25 de maio, a Universidade Federal de Goiás (UFG) organizou algumas ações de enfrentamento à pandemia. Durante todo o dia, tanto no Câmpus Colemar Natal e Silva como no Câmpus Samambaia, foram oferecidos à comunidade acadêmica e também aos moradores da região, os serviços de vacinação contra Covid e Influenza e o teste rápido de Covid.
Dos 735 indivíduos testados, 14,7% positivaram para a doença. Os números refletem o que tem sido observado nos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, afirma que a positividade acima dos 10% já era esperada por causa do feriado e também com o tempo mais frio. "Essa ação visa interromper a cadeia de transmissão, ou seja, essas pessoas deixaram de contaminar outras", explica o superintendente.
De acordo com a integrante do GT Saúde da UFG, Larissa Macedo, as pessoas que testaram positivo para Covid foram orientadas a utilizar máscaras PFF2 ou N95 e manter o isolamento domiciliar. Para quem é ligado à UFG, recomendou-se também o preenchimento do formulário disponível na página Retomada na UFG, para receber acompanhamento do serviço de telemedicina.
Em relação à vacinação, importante medida de combate à doença, a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Irani de Almeida, informou que, no Câmpus Samambaia, foram aplicadas 254 doses da vacina contra a Covid e 240 doses da vacina contra a Influenza. Já no Câmpus Colemar Natal e Silva, 192 doses foram aplicadas, contabilizando vacinas contra a Covid e contra a Influenza. As vacinas foram ministradas em conformidade com as orientações e cronograma estipulados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da SMS.
A estudante do curso de Biologia, Isabella Melvin, de 23 anos, procurou o local de vacinação para tomar a 3ª dose. “É muito importante, principalmente hoje com a volta das aulas presenciais, a gente ter essa disponibilidade de tomar a vacina, porque muita gente só tomou as primeiras duas doses e acha que não precisa da terceira. A gente tem que se cuidar para cuidar dos outros, principalmente agora que vai voltar todo mundo junto”, defendeu Isabella.
资源: Secom