Após dois anos UFG realiza planejamento pedagógico presencial
VII Semana de Planejamento Pedagógico está voltada para projetos inovadores na graduação
Texto: Janyelle da Mata
Foto: Wesley Menezes
Após dois anos de pandemia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou de forma presencial a Conferência da VII Semana de Planejamento Pedagógico. Com o tema "Programas e projetos nos cursos de graduação: ampliando possibilidades", o evento abordou iniciativas para a melhora da saúde mental e a diminuição da evasão de discentes em cursos como Medicina e Matemática Bacharelado. A atividade ocorreu na segunda-feira (16/5), no Teatro Belkiss Spencière da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).
No evento, que foi coordenado pela diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (DADD) convidou diretores, coordenadores, professores e técnicos para participarem da atividade. A mesa diretiva contou com a presença da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, do pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton da Silveira.
Israel Trindade explicou que o foco desses dois anos de pandemia foi a volta ao presencial, sendo o remoto uma medida emergencial, e salientou a importância dessa semana para que não haja contratempos durante o semestre 2022/1, que se inicia no dia 25 de maio.
A reitora Angelita de Lima afirmou que as atividades presenciais são de extrema importância, mas que a presencialidade tem caráter democrático complexo, sendo a Universidade, um espaço de produção de conhecimento e debate de ideias e que essa produção não é feita de forma individual.
Em seguida, deu início a mesa-redonda composta pela professora da Faculdade de Medicina (FM), Maria Amélia Dias Pereira, e pela professora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rozieli Bovolini Silveira, e mediada pela professora da Faculdade de Enfermagem (FEN) e pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro Cunha Neves.
Maria Amélia falou sobre o Mentoring e o Saudavelmente. O Mentoring é uma disciplina de Núcleo Livre (NL) voltada para os estudantes de medicina e o programa de apoio que conta com psicólogos e psiquiatras para atendimento a discentes da UFG. O projeto foi pensado para conhecer as causas e evitar o colapso mental dos estudantes da FM. Segundo a professora explicou, o Saudavelmente é anterior ao Mentoring e atende alunos que já estão adoecidos. Já o Mentoring procura evitar as doenças psíquicas.
A docente da FM comentou que o Mentoring funciona como mentoria, com carga horária reduzida, sendo pré-requisito para a aprovação a finalização de oficinas para crescimento pessoal como a musicoterapia. Além disso, também ocorrem encontros com professores, para que a pressão encontrada na universidade se torne mais branda. Ela também expôs como o programa foi adaptado ao remoto e como o contato presencial é imprescindível.
Rozieli Silveira falou sobre a Central de Tutoria voltada para o CCNE. Ela contou que a evasão em cursos de exatas é muito alta pela dificuldade e quebra de expectativa do estudante com áreas de afinidade. O projeto utiliza tutores de áreas específicas como matemática, química e física para tirar dúvidas e resolver problemas, levando a melhora nos estudos e nas notas dos discentes. Ela explicou que, com a pandemia, os atendimentos caíram consideravelmente, mas que a equipe investiu nas redes sociais para que os alunos voltem a utilizar o programa.
资源: Secom/UFG
