logotipo-serrapilheira-horizontal-3.

Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas 2022: edital no ar

On 03/22/22 08:21 .

Período de inscrições é de 23/3 a 13/4

O Instituto Serrapilheira, em parceria com o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), lança a segunda edição do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. As inscrições vão de 23 de março a 13 de abril de 2022, e o edital já pode ser acessado no site do Serrapilheira e do ICTP-SAIFR

É o primeiro programa do Serrapilheira voltado a estudantes que estão nas etapas prévias ao doutorado. A formação tem o objetivo de preparar futuros cientistas para a pesquisa em ciências da vida com foco no uso de matemática, física e ciência da computação. Os professores, referências globais em suas áreas, abordarão tópicos que vão da genética moderna à ecologia de comunidades. Conheça os professores confirmados até o momento aqui.

A segunda edição será um curso presencial, com duração de cinco meses, em horário integral, nas instalações do ICTP-SAIFR, em São Paulo. Os alunos receberão uma ajuda de custo mensal para cobrir os gastos com alojamento, alimentação e transporte durante o período do curso.

Para quem é a formação

O programa é voltado a pessoas com a graduação concluída (ou com término até junho de 2022) em qualquer área do conhecimento, em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano. Quem cursa ou já concluiu o mestrado também é elegível.

A experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas é desejável, mas não obrigatória, e é imprescindível ter o domínio da língua inglesa. Também é necessário que o candidato tenha familiaridade com cálculo diferencial e integral – o processo seletivo envolverá perguntas alinhadas com um curso básico de cálculo.

Por que fazer uma formação transdisciplinar em ciências da vida

Biologia e ecologia são campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país que devem se beneficiar de técnicas matemáticas, físicas e computacionais. Afinal, saber conviver com a biodiversidade de forma sustentável implica uma compreensão profunda de sistemas biológicos complexos.

Hoje é fundamental quebrar fronteiras artificiais limitantes, de modo que um jovem biólogo, por exemplo, saiba que ele pode usar uma equação como um matemático ou pensar como um físico. A finalidade é aumentar o número de pessoas com essas habilidades para criar uma rede poderosa de cientistas dedicados a questões estratégicas para o Brasil, país que abriga a maior biodiversidade do planeta.

A primeira edição

Por causa da pandemia da covid-19, a primeira edição da formação aconteceu em formato de workshop, totalmente remoto, em uma versão mais curta, em julho de 2021. Na página do programa, é possível conferir depoimentos de ex-alunos e conhecer os professores da edição passada.

Source: Instituto Serrapilheira

Categories: Notícias Editais Inscrições abertas Editais Externos