Startup do CEI UFG é finalista da Brazil Conference 2022
Mais 4 equipes brasileiras foram selecionadas para o evento, que acontece em Boston (EUA)
A E-co Tech, startup em pré-incubação no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), está entre as cinco equipes finalistas selecionadas para a HackBrazil, programa para startups brasileiras que desenvolvem soluções inovadoras para grandes problemas do Brasil. A equipe é composta por três membros da Empresa Júnior ByTecnology, que também são estudantes de Biotecnologia da UFG: Eduarda Pereira Soares Dias, Paula Correa Neddermeyer e Arthur Alves Coelho.
Os jovens empreendedores criaram a startup com o objetivo de desenvolver testes rápidos para facilitar o controle de qualidade microbiológica em empresas do ramo alimentício brasileiro. Atualmente, a primeira tecnologia da startup está em fase de desenvolvimento junto ao Instituto de Química (IQ-UFG), sob a orientação da professora Lívia Florio Sgobbi, coordenadora do Laboratório de Espectroanalítica, Eletroanalítica e Sensores (LEES/UFG).
Parceria
Durante a competição, a E-co-Tech conseguiu uma parceria com a Safe Drinking Water For All (SDW)/Aqualuz, uma startup de impacto social, que já ganhou a Hack Brasil em edições anteriores, e fornece equipamentos para o tratamento de água em cisternas através de energia solar para comunidades sem acesso a saneamento. A parceria consiste no fornecimento do biossensor para compor o produto de tratamento desenvolvido pela startup SDW, que contribui com os estudos hídricos da região do semiárido e de muitas famílias brasileiras.
A Brazil Conference, nos EUA, é uma conferência anual organizada pela comunidade de estudantes brasileiros em Boston que fazem parte de universidades e Centro de Pesquisas, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). O evento reúne importantes atores da economia, cultura e política nacionais, para discutir temas de grande relevância para o futuro do país. A oitava edição da Brazil Conference acontecerá nos dias 9 e 10 de abril de 2022, no Hyatt Regency Cambridge (Boston/MA). A equipe da UFG vai concorrer a um prêmio de R$75 mil.
Receita de sucesso
Segundo o tutor da Empresa Júnior ByTechnology e professor da UFG, José Clecildo Barreto Bezerra, o caminho trilhado por esses três alunos é uma fórmula de sucesso simples e que dá certo sempre: “alunos com uma boa fundamentação teórico-científica (bons estudantes); uma educação empreendedora continuada (estar em um movimento como a Empresa Júnior e associado ao programa de incubação de empresas da UFG); participar de desafios empreendedores e competições (esses discentes foram premiados na 7ª Olimpíada de Empreendedorismo da UFG em 2021); fortalecimento de um Networking (Profa. Lívia Florio Sgobbi do IQ-UFG e Startup SDW); e determinação de buscar soluções de impacto por meio de iniciativa e criatividade próprias. Este é o caminho a percorrer”, enumerou o professor Clecildo Barreto, atual coordenador do CEI/UFG.
A diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP), Flávia Aparecida Oliveira, ressaltou que este reconhecimento nacional e internacional vem consolidar o curso de graduação que já possui conceito máximo no MEC. “Além disso, visualizo, nesta solução de negócios e parceiras da Startup E-co Tech, uma convergência clara entre o empreendedorismo social e ferramentas tecnológicas, melhorando a qualidade de vida das pessoas e do nosso meio ambiente”, concluiu.
A iniciativa de estimular o empreendedorismo na UFG é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-UFG), por meio do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG), e tem a parceria do Sebrae Goiás, da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (FUNTEC), Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), ANPROTEC e Rede Goiana de Inovação (RGI), entre outros parceiros.
Se deseja saber mais:
https://cei.ufg.br/
https://www.brazilconference.org/
EDITAL DA HACKBRAZIL DA BRAZIL CONFERENCE 2022
Dra. Lívia Florio Sgobbi, atua na área de desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos com ênfase em análises clínicas e ambientais, dispositivos descartáveis e vestíveis. É professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFG.
Safe Drinking Water For All (SDW) ou Aqualuz, uma startup de impacto socioambiental reconhecida pela ONU que desenvolve tecnologias hídricas que mudam vidas. A isso chamamos de Empreendedorismo social. Blog do PET Engenharia Ambiental – UFC. https://petengambufc.wordpress.com/2019/11/28/empreendedorismo-social-e-os-caminhos-percorridos-pela-sdw-aqualuz/
Massachusetts Institute of Technology: MIT https://www.mit.edu
https://iptsp.ufg.br/n/135802-discentes-do-iptsp-sao-premiados-na-7-olimpiada-de-empreendedorismo
https://www.ufg.br/n/135086-olimpiada-de-empreendedorismo-da-ufg-premia-vencedores
Source: PRPI/UFG