
Agronomia: diretoria reeleita toma posse
Os professores Marcos Gomes e Cláudio Fernandes seguem na direção da unidade até 2025
Laísa Miranda e Luciana Santal
Na sexta-feira (4/2), foi realizada a cerimônia de posse da diretoria da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A sessão solene, presidida pela reitora Angelita Pereira de Lima, foi transmitida ao vivo pelo canal UFG Oficial. Os professores Marcos Gomes da Cunha e Cláudio Fernandes Cardoso assumem a direção da unidade acadêmica como diretor e vice-diretor, respectivamente, pelo mandato de 2022 a 2025.

Além da reitora da UFG, a mesa diretiva contou com a presença do vice-reitor, Jesiel de Freitas Carvalho; da assessora especial da UFG, Sandramara Matias Chaves; do ex-reitor da UFG, Edward Madureira; e do diretor e do vice-diretor da Escola de Agronomia. A leitura do termo de posse foi realizada pelo diretor em exercício da Diretoria de Administração de Pessoas (DAP), Danillo Abadia Melo.
Em seu discurso, Cláudio Fernandes, cumprimentou a mesa diretiva e declarou sua gratidão em reassumir o cargo de vice-diretor. O professor recorda que em seu primeiro mandato, 2018/2021, teve a oportunidade de crescer em sua carreira profissional. “Considero, acima de tudo, que esse período foi muito mais de aprendizado, de recebimento, de valorização e de construção interior do meu eu profissional e pessoal”, afirmou Cláudio. Na sequência, ele atribuiu essa conquista à equipe, à comunidade da Escola de Agronomia da UFG e, ainda, ao colega de gestão, Marcos Gomes.
Com a palavra, o diretor da EA também saudou a mesa diretiva e agradeceu às pessoas que assistiram o evento de forma remota. Ele enumerou os cursos de graduação oferecidos na unidade acadêmica, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos, e os quatro programas de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado: Agronomia, Genética e Melhoramento de Plantas, Agronegócios e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Em seu discurso, o professor Marcos fez agradecimentos à Escola de Agronomia, pela confiança para dirigi-la por mais um período consecutivo. Para ele, dirigir a EA é a realização de um sonho, já que passou dois terços de sua vida na unidade. Também reafirmou seu compromisso em realizar uma gestão comprometida com a justiça social, os valores democráticos, as políticas inclusivas e o Desenvolvimento Sustentável. “Valorizamos as parcerias e cooperações técnico-científicas em detrimento do individualismo profissional”, afirmou o diretor. Com a declamação do poema “Oferta de Aninha aos Moços”, de Cora Coralina, o diretor finalizou seu discurso de posse com um tom de esperança e otimismo diante dos próximos anos de mandato.
Marcos Gomes relembrou que, em seu discurso de posse de 2018, ele já destacava que o Governo Federal usava a recessão econômica e o alto índice de desemprego para estabelecer severas recessões orçamentárias. “Incluíram não apenas redução de recurso de custeio de capital, mas também contingenciamentos, dos já restritos e diminutos recursos aprovados para as Universidades Federais”, pontuou. Ele ainda acrescentou que, com a pandemia de Covid-19, os recursos destinados às instituições de ensino foram ainda mais reduzidos pelo Governo Federal. Segundo o diretor, a EA continuou em funcionamento graças às parcerias que docentes e técnicos estabeleceram com o setor produtivo privado e com agências de fomento estaduais e federais.
Na sequência, a reitora da UFG parabenizou o diretor e o vice-diretor pela recondução à direção da EA e destacou as vantagens dessa reeleição: o apoio da comunidade acadêmica que acompanha o trabalho de gestão; o prévio conhecimento dos problemas e prioridades da Escola, e a disposição em assumir a recondução como uma forma de mostrar a prontidão em enfrentar os desafios que se apresentam.
Angelita ressaltou que o momento era de selar compromissos, tanto por parte da diretoria da EA quanto pela própria gestão superior. “Estamos prontos para enfrentar os desafios e, para mim, é uma satisfação iniciarmos juntos essa gestão, cada um com seus desafios muitos específicos, mas já com os diálogos estabelecidos e com perspectivas de planejamento e de propostas que vão caminhar juntas no tempo e no espaço”, finalizou.
Fuente: Secom UFG
Categorías: Notícias Escola de Agronomia