UFG adia ampliação das atividades presenciais
Decisão é baseada na avaliação do cenário epidemiológico em Goiás
Texto: Ana Paula Vieira e Fabrício Soveral
A Universidade Federal de Goiás publicou duas portarias, nesta quarta-feira (26/1), adiando a ampliação das atividades presenciais para o próximo dia 7 de março. A decisão foi tomada após reuniões com especialistas em saúde, entidades representativas dos docentes, técnicos-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação.
A reitora Angelita Pereira de Lima explicou que o GT Saúde elaborou uma nota técnica recomendando a prorrogação da data da ampliação das atividades presenciais na UFG. Em nome do GT, Lucilene Maria de Sousa explicou que a nota é baseada na avaliação do cenário epidemiológico em Goiás e em uma prospecção feita pelo Comitê Operativo de Emergência da UFG, que indica pico da contaminação da atual onda de covid-19 para 20 de fevereiro.
Os representantes da Adufg e Sint-Ifes GO, Flávio Alves e Fernando Mota, manifestaram as posições favoráveis dessas entidades ao adiamento. Eles citaram fatores como o alto número de pessoas contaminadas, a grande incidência de gripe e dengue e o aumento da ocupação dos leitos hospitalares. Já a representante do DCE, Leticia Scalabrini, defendeu posição contrária alegando o cansaço dos estudantes com o ensino remoto.
Veja os textos das portarias na íntegra:
Fuente: Reitoria Digital