UFG e Secretaria do Mercosul firmam acordo de cooperação
O convênio busca facilitar o intercâmbio acadêmico entre as instituições
A Universidade Federal de Goiás (UFG) firmou acordo de cooperação com a Secretaria do Mercosul (SM) na manhã desta segunda-feira, (13). A SM, que é sediada em Montevidéu, no Uruguai, presta assessoria técnica a outros órgãos do Mercosul, além de promover a logística para as reuniões oficiais e arquivar e movimentar toda a documentação referente aos países membros do bloco.
O convênio foi assinado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e pelo diretor da SM, Luiz Gonzaga Coelho Júnior. Em seu discurso, o diretor da SM elogiou a UFG e seu destaque dentre as universidades brasileiras. Ele disse que a UFG compartilha de valores que visam a integração latino-americana. Luiz Gonzaga espera que o intercâmbio cresça e envolva diversos projetos do bloco, como o Mercocidades e a agenda que integra o Estatuto da Cidadania do Mercosul.
O secretario de Relações Internacionais da UFG, Francisco José Quaresma de Figueiredo, avaliou a importância da iniciativa: “Esse acordo irá possibilitar a participação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes em várias atividades relacionadas à pesquisa, publicações e estágio de alunos de graduação e pós-graduação no âmbito do Mercosul, e com isso vamos estreitar ainda mais os laços com os países do Cone Sul”.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, salientou que a formalização desse acordo pode servir de modelo para ser expandido a todo o sistema de universidades federais do Brasil. O reitor lembrou que as universidades são recentes no Brasil, em relação a outros países da América Latina, que tiveram instituições de ensino superior desde o início das conquistas espanholas. Ele disse ainda que só por meio da ciência e do conhecimento, podemos “sonhar com realidades mais justas e menos assimétricas socialmente”.
Edward Madureira considerou que a UFG foi premiada por esse convênio, que é fruto de esforço, de oportunidade e de relações que a professora Laís Thomas construiu com a Secretaria do Mercosul, da diligência da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e do Setor de Convênios da UFG. “Houve um esforço para cumprir os trâmites necessários para celebrar esse acordo, que foi feito em plena pandemia e em pouquíssimo tempo”, disse o reitor.

Participaram do evento a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel de Freitas Carvalho, a assessora de Projetos Internacionais da SRI, professora Sara Belaonia, a diretora do Programa Politizar, professora Laís Thomas, e a diretora de Pesquisa da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta. A cerimônia também foi assistida por servidores da SRI, professores e estudantes do curso de Relações Internacionais.
Primeiras conversas
A Secretaria do Mercosul iniciou os primeiros contatos com a UFG em junho deste ano, por meio da professora Laís Thomas, do curso de Relações Internacionais e Ciências Políticas da Faculdade de Ciências Sociais (FCS). A professora comemorou a assinatura do convênio: “estamos muito felizes com essa parceria, pois a partir daí podemos abrir um mundo de possibilidades para pensarmos em pesquisas conjuntas com países do Mercosul”.
Laís Thomas é coordenadora do premiado Programa Politizar, que é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e envolve estudantes de diversos cursos da UFG, com o objetivo da divulgação de conceitos do sistema político brasileiro, ações de inclusão social e questões de cidadania.
Fuente: Secom UFG
