UFG homenageia antigos gestores pela construção do novo HC
Evento também fez homenagem ao procurador da UFG, Everaldo Rocha Bezerra Costa
Texto: Carolina Melo
Fotos: Carlos Siqueira
Há exato um ano, o Hospital das Clínicas (HC) iniciava sua transferência para o novo prédio de internações. Para homenagear os ex-diretores do hospital e ex-reitores e vice-reitores que contribuíram com a construção do novo edifício, a UFG organizou uma cerimônia, na segunda-feira (29/11), em clima de confraternização e afeto. O evento contou ainda com a homenagem in memorian ao procurador-chefe da UFG, Everaldo Rocha Bezerra Costa. O clima de reencontro e emoção contagiou os presentes, que tiveram a oportunidade de relembrar as histórias que compuseram os 20 anos de construção do novo prédio do HC.
Os homenageados receberam um certificado, uma miniatura do novo edifício e um broche da UFG. O irmão do procurador Everaldo Rocha, Luciano Rocha Bezerra Costa, recebeu uma placa de agradecimento. E, ao final do encontro, os presentes inauguraram a placa no hall de entrada do hospital com o nome de todos os diretores, reitores e vice-reitores que participaram da construção do novo edifício.
Durante o encontro, o diretor do HC, José Garcia, fez questão de afirmar que a construção do novo edifício foi resultado da somatória de pensamentos, vontades e sonhos dos homenageados. “Pessoas com muita vibração, muita força e vínculo com a área da Saúde”. E relembrou o início da transferência para o novo prédio, que ocorreu no dia 30 de novembro de 2020, com a ala cirúrgica. “A transferência não foi fácil. Mas me lembro de um momento especialmente peculiar quando um dos nossos pacientes me chamou atenção ao dizer ‘doutor, não posso ficar aqui, pois não vou ter dinheiro para pagar’. Ele achou que estava sendo transferido para um hospital particular”. O diretor do HC destacou ainda que a inauguração do novo prédio ocorreu ao longo da pandemia, no momento em que o país e o Estado mais precisavam. E discorreu sobre a recente e intensa atuação do novo prédio como suporte à assistência pública da Saúde, dando destaque ao momento em que recebeu pacientes com covid-19 de Manaus que precisavam de leitos de UTI.
O reitor Edward Madureira comemorou o fato de estarem reunidos no encontro todas as gerações que participaram da construção do novo edifício do Hospital das Clínicas e citou nominalmente cada ex-diretor do HC, cada ex-reitor e ex-vice reitor (veja a lista dos homenageados no final do texto). “Faço questão de falar o nome de um por um, pois convidamos os atuais pró-reitores e secretários, e é importante que todos conheçam a história. Isso é muito significativo, pois é um contínuo”, afirmou. Saudou a presença da professora e diretora executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundac) da UFG, Enilza Maria Mendonça de Paiva, e aproveitou a oportunidade para relembrar o momento de criação da Fundac, na gestão da professora Milca Severino, como forma de solucionar o problema de reposição de servidores e funcionários do hospital. “Hoje a Fundac assume outra função, igualmente importante, de viabilizar a pesquisa e recursos ao hospital, com a contribuição à gestão dos hospitais municipais de Goiânia”. O reitor ainda chamou a atenção para a significativa presença do presidente do Centro Acadêmico 21 de Abril, Pedro Henrique de Ávila Perillo.
UFG
O encontro também motivou a apresentação da realidade atual da UFG aos homenageados, realizada pelo reitor Edward Madureira. Segundo o reitor, a apresentação “tem um pouco o caráter de prestação de contas”. Conforme afirmou, ele teve o “privilégio de gerir a instituição” nos melhores anos para a universidade pública brasileira, entre 2006 e 2014, e, agora, vivenciou o desafio de dirigir a Universidade em tempos mais obscuros, onde se “tenta desqualificar o trabalho da universidade”. De acordo com ele, foi exatamente nesse momento que, ainda assim, conseguiram inaugurar o hospital, o que foi possível “graças às pessoas comprometidas”. Em comparativo, o reitor Edward demonstrou que em um cenário de decréscimo de investimentos na Universidade desde 2014, a UFG vem cumprindo seu papel social e educativo à sociedade, por meio de projetos de extensão, cultura e pesquisa, e com a criação e produção de laboratórios. Entre os destaques, o reitor da UFG apresentou o crescimento exponencial da produção científica da UFG ao longo dos anos. Para ilustrar a realidade, afirmou que no ano de 1990 a universidade teve resultados de pesquisas divulgados em oito revistas indexadas internacionalmente, já em 2020 esse número subiu para 1720 pesquisas que tiveram alcance internacional.
Lista dos Homenageados
Fonte: Secom-UFG
Categorie: Notícias