O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Sala de aula

Componente Curricular Unificado é instituído na graduação da UFG

On 11/11/21 15:18 .

A ideia é compartilhar ementa, carga horária e referências bibliográficas entre cursos

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Cepec/UFG) aprovou a Resolução nº 1.700, que institui o Componente Curricular Unificado (CCU) nos cursos de graduação. As unidades acadêmicas, ao propuserem esse novo componente, devem considerar os conteúdos, as dimensões didático-pedagógicas e a possibilidade de compartilhamento do saber acadêmico entre dois ou mais cursos.

A proposta do componente a ser unificado deve ser elaborada pela Unidade Acadêmica ou Unidade Acadêmica Especial, após diálogo com as coordenações dos cursos de graduação que possuem componentes semelhantes ao que será proposto. Caberá ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso participante analisar o CCU proposto e emitir parecer. Caso não haja adesão ao CCU proposto, o parecer do NDE deverá ser acompanhado de justificativa. O Conselho Diretor da Unidade Acadêmica ou Colegiado da Unidade Acadêmica Especial do curso de graduação deverá apreciar o parecer e, em seguida, sua decisão será levada ao Conselho Diretor da Unidade Acadêmica ou do Colegiado da Unidade Acadêmica Especial responsável pelo CCU, que emitirá uma certidão de anuência da oferta desse componente para o curso de graduação participante.

A unificação da ementa, carga horária total e referências bibliográficas básicas e complementares serão compartilhadas entre os cursos por meio de suas matrizes curriculares, onde também constará o código unificado do CCU. Essa implementação nas matrizes curriculares será de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e se dará de duas formas: se a resolução do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) já estiver aprovada, deverá ser providenciada uma atualização da resolução para refletir a implementação do CCU no PPC. E se for um novo PPC ainda não aprovado, o CCU será incorporado na minuta da resolução do PPC.

A instituição do CCU busca oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor o ambiente universitário, por meio da participação da rotina de diferentes unidades acadêmicas. Os estudantes também terão mais possibilidades para escolher turmas, de acordo com os horários mais adequados ao seu dia a dia, “possibilitando a continuidade do fluxo acadêmico e a interação com estudantes de outros cursos. E os professores poderão desenvolver atividades pedagógicas para promover o processo de ensino e aprendizagem multi e interdisciplinar. Até o momento, como resultado do imensurável e valoroso trabalho das diferentes Unidades Acadêmicas da UFG, já foram implementados nas matrizes curriculares e estão disponíveis para os estudantes conforme o seu curso, 119 CCU de 14 Unidades Acadêmicas. A relação de CCU pode ser conferida no site da Prograd” como explica a coordenadora da Reestruturação Curricular da UFG, Flávia Aparecida de Oliveira.

 

 

Quelle: Secom UFG

Kategorien: Prograd Notícias CEPEC

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.