Docentes da FEN recebem título de Professora Emérita
Honraria representa reconhecimento à dedicação de Denize Munari e Maria Alves
Texto: Luciana Santal
Fotos: Carlos Siqueira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na última quinta-feira (30/9), a solenidade de entrega de títulos de Professora Emérita a duas docentes da Faculdade de Enfermagem (FEN): Denize Bouttelet Munari e Maria Alves Barbosa. Essa é uma homenagem concedida a professores aposentados que contribuíram de forma eminente com o ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade. Após a execução do Hino Nacional, o reitor Edward outorgou, a Denize Munari e Maria Alves, os títulos de Professora Emérita. Logo após, a diretora da FEN, Claci Fátima Weirich Rosso, presenteou as professoras com uma peça confeccionada pelo artista plástico goiano, Luís Olinto. A peça possui cores que remetem ao Centro-Oeste e uma lâmpada, que é o símbolo que representa a Enfermagem.
Maria Alves Barbosa discursou sobre o longo caminho pela validação da área: “Os horizontes da Enfermagem são amplos e a busca pelo reconhecimento da categoria não é recente. A pandemia vem mostrando ao mundo que o enfermeiro é o ser que cuida, guarda, percebe, sente e vive a experiência do indivíduo em situação de doença”. Agradeceu o recebimento da honraria que lhe foi concedida, segundo ela mesma, devido ao trabalho realizado com sua “outra família”, um grande grupo formado por amigos, professores, técnico-administrativos e alunos. “Entre eles, eu me senti segura, acolhida e realizada profissionalmente. Atribuo a concessão do título à coletividade e generosidade desta universidade. Não cheguei a ele sozinha, estive sempre cercada por pessoas prontas a dividirem comigo todos os momentos”.
Denize Bouttelet Munari contou que tinha oito anos de idade quando se dirigiu à uma plateia pela primeira vez porque tinha sido escolhida pela professora para ler sua redação sobre o dia da árvore. “Cá estou, 52 anos depois. É uma honra enorme estar aqui e receber essa homenagem com a qual estou profundamente emocionada pelo seu sentido e significado. Mais importante do que tem no meu currículo lattes, possivelmente o que me levou a essa indicação é o que me define a partir do meu ponto de vista da vida, de ser humano, de ser professor e de qual é a missão de ser professor. Eu acredito no ser humano, na sua infinita capacidade de se transformar na sua melhor edição. Prometo honrar esse título de Professora Emérita”.
Homenagens
A ex-reitora da UFG, Milca Severino, homenageou a professora Maria Alves Barbosa. Ao discorrer sobre o currículo da docente, usou verbos no presente para demonstrar que, mesmo com o título de Professora Emérita, concedido a aposentados, ainda é atuante na UFG. “O seu extenso currículo é a materialização de parte de suas contribuições à Enfermagem. Atuou no tripé ensino-pesquisa-extensão que compõe a universidade e ainda na gestão", ressaltou Milca. Ainda citou Cecília Meirelles e se inspirou em seu poema “Ou Isto ou Aquilo” para falar sobre escolhas. “A nossa homenageada fez a escolha de servir à humanidade, se dedicando a duas áreas estruturantes: a educação e a saúde. A incansável Maria Alves traduz a sua atuação na universidade com seu modo singelo de ser: mulher alegre, inteligente, solidária e sincera amiga de e para todas as horas”.
A Professora da FEN, Luana Ribeiro, foi convidada a homenagear a professora Denize e, após rascunhar alguns textos, decidiu usar as palavras que “viessem do coração” e se dirigiu à ela: “Seu currículo lattes traz 24 anos de contribuições em ensino-pesquisa-extensão e gestão de forma exemplar. Professora Denize, você tem um olhar muito subjetivo, muito humano em momentos de crise e faz jus a tudo que está previsto nesse título. Por onde você passa, deixa referenciais humanos. Você é uma pessoa brilhante e faz muita diferença na vida das pessoas!”.
Mesa diretiva
A mesa diretiva estava composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira; pela vice-reitora, Sandramara Matias Chaves; pela diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN), Claci Fátima Weirich Rosso; pela professora da FEN e secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Luana Ribeiro; e pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), ex-reitora e professora emérita da UFG, Milca Severino.
A diretora da FEN, Claci Rosso, relatou de onde surgiu a ideia de homenagear as professoras. “A solicitação desse título nasceu no Panamá, em um evento internacional realizado em 2019. Algumas pessoas perguntaram: quantos professores eméritos a Faculdade de Enfermagem tem? E respondi: nós só temos uma professora emérita: Milca Severino. E vários participantes do evento sugeriram os nomes das duas professoras homenageadas: Denize Munari e Maria Alves Barbosa. Além de representar toda a honraria que essas professoras merecem, esse título também é a demonstração da qualidade do nosso quadro docente. Para nós, é uma alegria enorme entregar esse título”.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, relembrou momentos que dividiu com as duas homenageadas, enquanto ocupava o cargo de pró-reitora de Graduação e também durante a escrita de sua tese de doutorado. Parabenizou as professoras e explicou a importância do título concedido a elas: “é de extrema importância e carrega com ele a expressão de todo um trabalho, de toda uma vida na Universidade Federal de Goiás”.
O reitor Edward Madureira também relatou experiências que compartilhou com as professoras. De Maria Alves, ele recordou da época em que eram coordenadores de curso: ela, de Enfermagem e ele, de Agronomia. Quando Maria Alves se tornou diretora da FEN, foi Denize Munari que assumiu a função de coordenar a graduação e passou a participar de várias atividades nessa área, com Edward ainda na Coordenação de Agronomia. “A universidade cresce a cada título concedido e hoje ela está duplamente maior com vocês duas nessa galeria de professores eméritos”, celebrou.
Acesse aqui o álbum de fotos da solenidade de entrega de títulos de Professora Emérita a Denize Bouttelet Munari e Maria Alves Barbosa. As imagens são do fotógrafo Carlos Siqueira, da Secretaria de Comunicação (Secom-UFG).
Quelle: Secom UFG