O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Capa_nva_Portal_Atenção_2019_1

Rede LIFóton oferta vagas para bolsistas em CT&I

Em 27/09/21 16:44.

Candidatos devem possuir título de mestre, doutor ou graduado em cursos de Exatas ou Engenharias, com dois anos de experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação

A Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton), do Instituto de Física (IF) da UFG, seleciona dois bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), nível B, para atuar em projeto vinculado ao Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Para participar, é preciso possuir título de mestre, doutor ou graduado em curso de Exatas ou Engenharias, com experiência de dois anos em projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), especialmente na áreas de óptica, caracterização dos materiais e afins. Os interessados devem encaminhar seu Currículo Lattes para o e-mail lifoton.if.ufg@gmail.com até o dia 04/10/2021. A bolsa tem o valor mensal de R$ 3 mil.

Entre as atividades a serem desenvolvidas, estão o atendimento aos usuários internos e externos do LIFóton , preparação de amostras, realização de medidas físicas especialmente ópticas/fotônicas, confecção de relatórios das medidas/análises, suporte no uso de todos os equipamentos instalados nos laboratórios da Rede LIFóton no IF/UFG, entre outras.

Rede LIFóton
A Rede LIFotón possui coordenação e vice-coordenação dos professores Lauro June Queiroz Maia e Pablo José Gonçalves, respectivamente, e tem a colaboração de outros 12 pesquisadores da UFG. Sua infraestrutura conta com 12 laboratórios instalados nas dependências do Instituto de Física da UFG.

Hoje, a rede de laboratórios atua em áreas diretamente ou indiretamente voltadas aos setores de energia, comunicação e saúde. São elas: Materiais Avançados para Fotônica; Ópticas Clássica, Quântica e Não Linear; Instrumentação Óptica, Espectroscopia e Metrologia - Saúde e Comunicações; Sensores; e Displays e Iluminação.

Nos últimos quatro anos, os pesquisadores da Rede LIFóton produziram 86 artigos científicos e desenvolveram quatro patentes: duas na área de energia e duas na área da saúde.

“As linhas de pesquisa atuantes do LIFóton são relevantes e impactantes para o setor econômico e social da região do Centro-Oeste, mas também do Brasil, uma vez que permitem, por exemplo, desenvolver e caracterizar diferentes classes de materiais dielétricos, com propriedades ópticas/fotônicas, utilizados nos setores tecnológicos da comunicação óptica e energia”, explica o coordenador da Rede LIFóton, Lauro Maia.
 
Serviço:
O que: 
Seleção de dois bolsistas para atuarem nos laboratórios da Rede LIFóton
Quando: Até 04/10/2021
Onde: Currículo Lattes deve ser enviado para o e-mail lifoton.if.ufg@gmail.com

Fonte: Secom UFG

Categorias: Editais Inscrições abertas IF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.