Lançamento conecta pós 17-9-21

UFG lança programa para aproximar Universidade, governo e empresas

Em 20/09/21 12:16.

Conecta Pós tem o objetivo de levar conhecimentos da pós-graduação para a sociedade

Texto: Eduardo Borges

Foto: Reprodução YouTube UFG Oficial

Lançamento conecta pós 17-9-21

Com o programa, pesquisas da UFG vão contribuir com setores públicos e privados

A Universidade Federal de Goiás deu início ao Conecta Pós, programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG UFG), que tem o objetivo de trazer avanços científicos para a região Centro-Oeste, por meio de parcerias entre a Universidade, governo e empresas. A live de lançamento da iniciativa ocorreu na sexta-feira (17/9) no canal do YouTube UFG Oficial e foi mediada pelo coordenador-geral do projeto, Robert Bonifácio.

De acordo com o pró-reitor da PRPG, Laerte Ferreira, é importante levar os conhecimentos dos cursos de especialização, mestrado e doutorado para dentro dos governos e empresas, da mesma forma que é necessário trazer para a UFG as demandas dos setores público, empresarial e industrial. Essa é a finalidade do Conecta Pós, que se mostra um projeto de ganho mútuo, no qual todas as partes envolvidas colaboram e recebem retorno.

“Uma motivação para essa iniciativa foi o programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI-UFG), que com o apoio do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], possibilita que pesquisas sejam desenvolvidas dentro de diversas empresas. Com o Conecta Pós, queremos fomentar ainda mais essas ações”, afirmou o pró-reitor.

Parcerias

O programa acabou de chegar, mas já conta com parcerias em curso. É o caso das ações conjuntas entre o Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (PPGSC) e a Secretaria Estadual de Saúde, bem como o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) e a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg). Para o reitor da UFG, Edward Madureira, não se pode desvincular os setores acadêmico e produtivo, pois é uma relação permanente e intensa, que possibilita bons frutos. A vice-reitora, Sandramara Matias, reafirma essa ideia e destaca ainda que o programa tem potencial para trazer inúmeros benefícios para a sociedade, sendo este o objetivo maior.

Participaram do lançamento do programa, o diretor científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, o secretário-geral da Governadoria de Goiás (SGG-GO), Adriano Lima, e o presidente da Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Otávio Laje. Também marcou presença a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria Zaira Turchi, e o ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Audy, que conduziu uma palestra sobre os desafios e oportunidades da tríplice hélice, que compreende os três pilares do Conecta Pós.

Lançamento do Programa Conecta Pós

Conecta Pós: conexão entre UFG, governos e empresas para inovação