O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Consulta pública para nomear coleção de ebooks do MA

Museu Antropológico abre consulta para nomear coleção de ebooks

Em 10/09/21 17:03.

As sugestões podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até 16 de setembro

Em reunião do Conselho Diretor do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) realizada no dia 30 de agosto, foram aprovadas a Política Editorial do MA e também a criação da coleção de ebooks. Agora, a ideia é intitular essa coleção a partir das sugestões recebidas por meio de um formulário eletrônico disponível AQUI até 16 de setembro.

Segundo a vice-diretora do MA, Rossana Klippel, a Coleção de eBooks “surge com o intuito de fomentar e compartilhar a produção científica apresentada por pesquisadoras/res, docentes, técnicas/os e discentes nas áreas de Antropologia Social e Cultural, Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnolinguística, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação, Etno-História e áreas afins que produza conhecimento com aderência ao escopo da Coleção.''

Também há entre os produtos definidos pela Política Editorial, a revista científica Hawò, que está com chamada aberta até 30 de setembro para o Dossiê “Gentes Ameríndias e suas políticas”. O diretor do MA, Manuel Lima Filho, conta que, apesar de nova, a revista já é bem recebida na área. “Hawò significa canoa na língua Iny-Karajá e é o nome da revista científica lançada em 22 de junho de 2020, como parte das comemorações dos 50 anos do Museu Antropológico (MA/UFG). O objetivo é fomentar diálogos antropológicos, arqueológicos e de áreas afins de maneira interdisciplinar visando a inclusão cultural e social de forma geral”, explica o diretor.

Esses dois produtos editoriais se complementam para ampliar o universo de publicações e temáticas para o público do MA. “A Coleção de ebooks veio atender a um outro escopo que não necessariamente é o da revista, que tem regras mais restritas relacionadas ao meio acadêmico. O ebook abre uma possibilidade maior de autoria pois permite a organização de capítulos de livros de temas mais abrangentes que se relacionam com os museus. Além das pesquisas, podem versar sobre resultados de um projeto de pesquisa, de projeto de convênio, de parcerias com outras instituições museais ou mesmo de pós-graduação”, ressalta Manuel.

Categorias: Notícias editais Inscrições abertas museu antropológico

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.