TICs-FernandaKrelling, CC BY-SA 4.0

SeTI divulga linha do tempo com as principais entregas da área de TIC

Em 21/06/21 11:04.

A Secretaria de Tecnologia e Informação foi criada durante a atual gestão da UFG

 

Criada em janeiro de 2018, no contexto da atualização da estrutura administrativa proposta pela atual gestão da UFG, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) vem se empenhando em aperfeiçoar a gestão e governança de tecnologia da informação e comunicação (TIC), com o aprimoramento e oferta de novos produtos e serviços para a comunidade universitária. Sua atuação também permitiu maior articulação entre os órgãos vinculados - Centro de Recursos Computacionais (Cercomp); Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e  Diretora de Telecomunicações (DTEL) - favorecendo a integração entre eles para o atendimento de demandas institucionais.

Para oferecer uma visão geral do trabalho realizado e dos principais avanços da área nos três últimos anos, a SETI e seus órgãos vinculados lançam uma página web para visualização das suas principais entregas, em forma de linha do tempo. Por meio deste recurso, é possível navegar por cada entrega, em ordem cronológica, ou acessá-las nos itens que são apresentados na linha do tempo. Cada item possui uma breve descrição do produto/serviço disponibilizado e/ou informações adicionais em notícias publicadas nos sites da UFG.

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Um marco em TIC na UFG com a criação da SeTI em Janeiro de 2018

 

O secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Oliveira, enfatiza que todas as ações desenvolvidas contam com a atuação integrada do Cercomp, Cidarq e DTEL, além da colaboração de outras pró-reitorias, secretarias e órgãos da Universidade. “É um trabalho colaborativo com o objetivo de melhorar cada vez mais os processos digitais da UFG”, complementa o secretário.

Marcello Moura, assessor de Desenvolvimento e Inovação da SeTI, que atuou diretamente na construção da linha do tempo, pontua que o objetivo é dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pela área de TIC na UFG, além de valorizar todos os profissionais envolvidos neste processo de mudança de paradigma em que vivemos.

Principais entregas

Ao navegar pela linha do tempo é visível a quantidade de ações desenvolvidas, bem como o aprimoramento dos produtos e serviços digitais disponibilizados à comunidade universitária no período. Essas ações podem ser organizadas em um conjunto de eixos de atuação ou diretrizes de trabalho, conforme a finalidade da SeTI e seus órgãos vinculados.

Sistemas de informação, aplicativos e dados institucionais

O processo de implantação dos sistemas SIG/UFRN na UFG teve continuidade com a implantação de novos módulos e customização de outros já implantados. A equipe do Cercomp iniciou o processo de apropriação tecnológica SIG atuando na customização de alguns módulos específicos. Outra abordagem de trabalho foi a implementação de uma nova arquitetura de sistemas, utilizando tecnologias mais recentes e robustas, bem como um novo padrão de interface, os quais foram empregados nos projetos dos novos sistemas.

Destacam-se ainda o desenvolvimento e manutenção de aplicativos para dispositivos móveis (CS Candidato, Inventário Patrimonial, RU UFG e Minha UFG) e a implantação da Plataforma Analisa UFG, com painéis de indicadores e relatórios dinâmicos dos dados institucionais, além do Portal de Dados Abertos e Portal de Integração UFG, todos produtos relacionados à estratégia de transparência, compartilhamento e gestão orientada a dados. 

Infraestrutura computacional, conectividade e rede de dados 

Houve grande esforço da SeTI e da administração superior para melhoria da infraestrutura de TI da UFG, com a ampliação da rede wifi institucional (Eduroam) com a aquisição, instalação e remanejamento de mais de 120 pontos de acesso. A conectividade da rede interna (backbone) do Câmpus Goiânia foi ampliada de 2 Gbps para 10 Gbps. Foram adquiridos mais de 300 novos computadores para os órgãos administrativos, bem como a triagem e realocação dos computadores substituídos e em condições de uso.

Com recursos emergenciais para ações de enfrentamento à pandemia da covid-19 foi possível complementar os recursos orçamentários necessários para aquisição de nova solução computacional (hiperconvergência) para o data center administrativo da UFG, permitindo sua modernização e melhor gerenciamento para atendimento das demandas institucionais. O diretor do Cercomp, Igor Vieira, comenta que para alcançar esses objetivos na área de sistemas de informação e infraestrutura de TI é fundamental o apoio institucional, ações integradas, atualização tecnológica e inovação, além da capacitação e valorização do corpo técnico”.

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Em julho de 2020 houve a aquisição de novos servidores de hiperconvergência

Telecomunicações, videomonitoramento e controle de acesso

A equipe da DTEL tem atuado de forma para manutenção e ampliação da infraestrutura de videomonitoramento e controle de acesso, com a instalação de câmeras, alarmes, cancelas, fechaduras eletrônicas e outros equipamentos. Além da gestão das centrais telefônicas, o órgão ainda tem atuado na confecção de crachás integrados ao sistema de controle de acesso.

“A DTEL sempre atuou na área telecomunicações, mas nessa gestão aceitou o desafio de colaborar com a infraestrutura do projeto do Sistema de Controle de Acesso, que envolve vários órgãos da UFG e vai revolucionar a gestão da segurança na UFG”, afirma o diretor da DTEL, Wantuir Silva.

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Foi em fevereiro de 2020 o início da implantação do Sistema de Controle de Acesso

 

Gestão da Informação

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) teve algumas evoluções no período. Foram disponibilizados novos módulos como Pesquisa Pública, Boletim de Serviços Eletrônico, Peticionamento Eletrônico (para estudantes) e o aplicativo SEI para dispositivos móveis, além de atualizações do sistema. A equipe do Cidarq também atuou em diversas capacitações para a comunidade universitária.

Outras ações importantes dizem respeito à estruturação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), com a implantação do módulo Acesso à Informação/Sipac, bem como a elaboração do Plano de Transparência Ativa e do Plano de Gestão de Riscos - Cidarq.

Para o diretor do Cidarq, Paulo Eduardo Neto, as ações para aprimoramento do SEI e da transparência ativa colaboram para o processo de gestão da informação e difusão de informações institucionais.

No contexto da memória institucional, o Cidarq desenvolve o projeto de extensão “Retratos de Memória”, em parceria com a Faculdade de História (FH), e mantém a Casa da Memória da Justiça Federal, em acordo de cooperação técnica com a Justiça Federal.

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Regulamentou-se em Maio de 2021 o funcionamento do SIC

Governança de TIC e normatização

Para se adequar à nova estrutura administrativa da UFG, a partir da criação da SeTI, assim como às leis e normas publicadas pelo Governo Federal, foram encaminhadas várias ações no sentido de atualizar o regramento de TIC na UFG, bem como sua estrutura de governança.

A composição do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) passou a contar com a participação de todos os membros da Administração Superior. Houve a criação do Comitê de Segurança da Informação (CSI), o qual elaborou a Política de Segurança da Informação e Comunicação (Posic). Também constitui-se grupos de trabalho para atualização do Plano de Dados Abertos (PDA) e elaboração da Política de Gestão de Ativos de TIC (Poliatic).

A partir da publicação de resoluções e políticas específicas da área, a SeTI disponibilizou instruções normativas sobre sites institucionais, uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), regulamentação do SIC e do SEI, além de outras normativas em elaboração. O diretor do Cidarq, Paulo Eduardo Neto, reforça que essas normatizações buscam orientar a comunidade universitária sobre a melhor forma de uso de recursos e serviços institucionais.

Colaboração e parcerias institucionais

Uma diretriz presente no trabalho da SeTI e seus órgãos vinculados é a necessidade de estabelecer parcerias institucionais e estimular o desenvolvimento de atividades conjuntas e colaborativas entre órgãos da UFG.

O relacionamento com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi reforçado neste período, especialmente com a participação em "projetos piloto” e provas de conceito (PoC). A UFG, por exemplo, foi pioneira na implantação do G Suite for Education (atualmente Google Workspace) para disponibilização do novo serviço de e-mail institucional, por meio da Plataforma NasNuvens/RNP. Atualmente, estão em desenvolvimento outros dois projetos com a RNP: adesão aos serviços do Microsoft Office 365 e implantação do Diploma Digital. A Rede MetroGyn (rede metropolitana e comunitária de dados de alta velocidade) também foi ampliada, com a incorporação de novos parceiros, bem como foi considerada desenvolvida pela RNP.

Alguns dos novos projetos da SeTI e órgãos vinculados também contaram com a colaboração de outros órgãos da UFG, tais como: Novo Portal UFG e temas dos sites institucionais (Secom), Plataforma Analisa UFG (Secplan), aplicativo CS Candidato (Centro de Seleção), aplicativo Minha UFG (INF), Plataforma Sempre UFG (INF), implantação do Sistema de Controle de Acesso (SDH, Seinfra e Proad) entre diversos outros. O Secretário de Tecnologia e Informação ressalta que o estabelecimento de parcerias e o trabalho colaborativo é fundamental para o atendimento de demandas institucionais de forma integrada.

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Evolução da Plataforma Analisa UFG com novas funcionalidades em Fevereiro de 2021

 

Fonte: Seti UFG

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