
Bráulio Vinícius Ferreira e Cláudio Aleixo Rocha assumem diretoria da FAV
Cerimônia de posse foi realizada virtualmente pelo YouTube UFG Oficial

Versanna Carvalho
Foi realizada nesta terça-feira (22/12) a cerimônia virtual de posse da nova diretoria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). O professor Bráulio Vinícius Ferreira foi reconduzido ao cargo de diretor da unidade acadêmica. A vice-diretoria, que nos últimos quatro anos foi exercida pela professora Eliane Maria Chaud, foi assumida pelo professor Cláudio Aleixo Rocha. A mesa diretiva do evento contou com as presenças do reitor da UFG, Edward Madureira, da vice-reitora, Sandramara Matias, e dos gestores da FAV. A solenidade foi transmitida pelo canal do YouTube UFG Oficial.

A leitura do termo de posse foi feita pela diretora de Administração de Pessoas da UFG, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAP/Propessoas), Wilma Maria Gonçalves dos Santos. O termo de posse será assinado pelos empossados em um outro momento e as portarias de nomeação serão disponibilizadas de forma eletrônica. De sua sala, o reitor fez questão de assinar o documento de posse da nova diretoria. Um gesto que simboliza a defesa da autonomia universitária e protesto contra os casos de nomeação arbitrária de reitores em instituições federais de ensino superior (ifes), que não foram eleitos pela comunidade acadêmica.
"A educação muda a vida das pessoas e mudou a minha vida. Eu sou 100% UFG. Fiz minha graduação, mestrado e doutorado aqui e desejo retribuir a esta instituição tudo de bom que ela fez na minha vida. Eu agradeço por esta oportunidade e desejo trabalhar em prol da Faculdade de Artes Visuais", declara Cláudio Rocha.
Cenário estranho
Depois de agradecer às pessoas que contribuíram para a gestão anterior, o diretor reconduzido ao cargo, falou que possivelmente as pessoas que acompanhavam a live gostariam de saber sobre os planos para o futuro. Bráulio destacou que o ano de 2020 ensinou que não há absolutamente nada que se possa prever em relação ao futuro e que uma das poucas exceções é o plano de governo para a educação.
"Sobre esse cenário estranho, para dizer o mínimo, quero apenas pensar que uma das formas que temos de contornar as atuais e futuras dificuldades na educação superior brasileira é o nosso trabalho comprometido com a transformação de uma realidade social. Todas as vezes que preparo uma aula ou vou para uma reunião, para um projeto, para uma ação solicitada, penso na essência de minha missão como professor e como educador: ser agente da transformação, da mudança que pode transformar a realidade das pessoas. É isto que me move", comenta.
Para Bráulio, a criatividade na FAV é mais do que um ponto de tangência, é uma grande área. "Nela estão presentes as propostas da arquitetura, as soluções do design, e as percepções do vestir, bem como a sensibilidade da arte. Na criatividade a arte se expressa enquanto ofício e sobretudo como ensino".

Criatividade
Dentro deste raciocínio, o professor afirma que a criatividade os levou em 2020 a lugares nunca imaginados. "Distanciados pela ameaça de um vírus mortal, fomos obrigados a nos colocar em outros lugares mediados por uma tecnologia que nos conecta, nos ensina, e nos fortalece, mas também nos distancia, nos enfraquece, e de novo, nos ensina. Na maior crise sanitária de saúde que a humanidade já viveu, a FAV, juntamente com a Faculdade de Enfermagem, capitaneados pela PRPI [Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação] e Proec [Pró-Reitoria de Extensão e Cultura], idealizou e realizou um projeto de escalas e proporções gigantescas, confeccionando milhares de EPIs [equipamentos de proteção individual], que foram disponibilizados às redes de saúde pública no momento em que máscaras e outros equipamentos não estavam disponíveis para aquisição".
Bráulio Ferreira destacou que, além da UFG, a FAV completou 60 anos em 2020, celebrados no dia 9 de novembro último com o lançamento do e-book "Faculdade de Artes Visuais: histórias e memórias do professor Orlando Ferreira de Castro", com textos do professor Orlando e organizado pelas professoras da unidade acadêmica Anahy Mendonça Jorge, Eliane Maria Chaud e Patrícia Bueno Godoy.
Sentimento de universidade
O reitor da UFG, Edward Madureira, agradeceu ao professor Bráulio e a professora Eliane pela diligência, serenidade, respeito e acolhimento com que conduziram a FAV durante os quatro anos de gestão. "A FAV é uma unidade acadêmica com a qual a gente sabe que pode contar nas horas mais inusitadas possíveis. Não existe algo mais inusitado do que montar uma fábrica de EPI em um ateliê de moda. Isso só é possível porque existe esse sentimento de universidade. Universidade é solidariedade, parceria, colaboração, integração e ciência, compromisso com a qualidade, respeito às pessoas. Você e a Eliane materializam tudo isso, claro que ajudados por um conjunto de pessoas. Não se faz uma grande universidade sem servidores de muita qualidade que ajudam os gestores. Nós gestores passamos e os servidores permanecem".
Edward lembrou ainda de outras colaborações da FAV para a UFG, dentre as quais a criação do painel "Sertão são" para o saguão do novo prédio do Hospital das Clínicas da UFG. Feito pelas professoras Eliane Chaud e Selma Parreira, o mural leva a vegetação nativa do Cerrado para um espaço urbano dedicado à saúde. "As marcas da FAV estão desde a origem da Universidade e agora a unidade acadêmica deixa mais uma, naquela que talvez seja a obra mais significativa da UFG para a sociedade goiana e brasileira que é o Hospital das Clínicas. Ali está impressa de maneira indelével a nossa Faculdade de Artes Visuais e trazendo o nosso sertão de saúde, de resistência, que combina com tudo o que estamos vivendo".

Ultrafreezer
Na avaliação do reitor da UFG, o momento atual é novo e inusitado e só é possível dar passos seguros se a Instituição tiver a capacidade de ouvir o objeto [comunidade acadêmica] das suas ações. Como foi feito em diversas ocasiões como na opção pelo ensino remoto emergencial, e depois com a aula emergencial prática.
"Por isto a UFG tem sido cada vez mais demandada pela sociedade. Vamos apoiar seja quem for, ou governo que for, desde que o objetivo seja nobre, seja salvar vidas, emancipar pessoas. Mesmo sendo maltratados, a nossa resposta é sempre pelo bem da coletividade. Estamos agora em um movimento de liberar espaço nos nossos ultrafreezers para armazenar a maior quantidade de vacinas possível. É assim que a UFG fez nas oficinas de EPI e assim faz no cuidado com as pessoas", conclui Edward Madureira.
Saiba mais
Posse da nova diretoria da FAV UFG - YouTube UFG Oficial (22/12/2020)
Painel do HC remete ao Cerrado, poesia e resistência (09/12/20)
FAV publica e-book em homenagem aos 60 anos (25/11/2020)
FAV celebra 60 anos de sua criação (10/11/2020)
Empossada nova diretoria de Artes Visuais (21/12/2016)
资源: Secom UFG
类别: notícias FAV UFG 60 anos