Mascaras_aldeias.jpg

UFG entrega EPIs para comunidades indígenas enfrentarem a Covid-19

On 08/10/20 14:38 .

Projeto da PROEC em conjunto com a FEN visa auxiliar população indígena na pandemia

Texto: Augusto Araújo 

Fotos: Divulgação

 

Na última semana a Universidade Federal de Goiás (UFG) enviou nesta kits de equipamentos de proteção individual para auxiliar o enfrentamento da Covid-19 nas comunidades indígenas Karajás, na região norte do Mato Grosso e da Ilha do Bananal, e no Tocantins, próximas ao município de São Félix do Araguaia, a 800 km de Goiânia. Ao todo 2.900 máscaras foram doadas, assim como 500 testes rápidos, oxímetro e termômetro para que os profissionais de saúde do município possam ter melhores condições de realizar seus atendimento as populações da região. As doações fizeram parte de uma articulação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG), o Projeto EPI-UFG, o Projeto Tenda Triagem Covid-19 e a Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG).

Lucilene Sousa, pró-reitora de extensão e cultura , explicou que a PROEC tem apoiado a logística da distribuição de equipamentos e atuado em conjunto com a FEN/UFG para atender a todos os pedidos. “Para chegar os equipamentos de proteção individual nas aldeias que são distantes do Município de Goiânia, disponibilizamos carros do serviço de transporte da UFG para levar esses materiais. Nessa crise de saúde temos que ter um olhar especial aos grupos vulneráveis, que muitas vezes ficam sem acesso ou é incipiente as políticas governamentais para enfrentamento a pandemia. A UFG tem exercido este papel alicerçado com os seus princípios de compromisso social”, completou a professora. Segundo ela, a PROEC segue buscando outras possibilidades para distribuir mais EPI’s para aldeias e indígenas e qualquer outra população que esteja em situação de vulnerabilidade social.

Já a diretora da FEN/UFG, prof.ª Claci Rosso, explicou o porquê dos grupos indígenas serem classificados como grupos vulneráveis ao novo coronavírus. “As comunidades indígenas, de modo geral, são populações de vulnerabilidade social, econômica e no aspecto imunológico. Eles vivem isolados dos grandes centros urbanos e apresentam maior fragilidade contra algumas viroses”, considerou. Ela afirmou ainda que houve uma demanda em caráter de urgência por parte dessas comunidades, já que haviam casos da Covid-19 confirmados, além dos óbitos registrados de uma liderança indígena e uma artesã reconhecida da região.

Os materiais foram entregues para atender as aldeias Hawalo, Krumare e Fontoura, no Tocantins e nas aldeias Itxala e Hawolara no Mato Grosso, conforme explicou a prof.ª Maria do Socorro Pimentel, da Faculdade de Letras (FL/UFG). Segundo ela, como na região já há enfermeiros Karajás e farmacêuticos para fazer as testagens, orientações e encaminhamentos dos casos sintomáticos da doença, coube à UFG prestar o auxílio com o fornecimento dos materiais.  "Nós nos colocamos a disposição para irmos lá caso necessário, dar treinamentos, fazer reuniões por videoconferências, então estamos no aguardo para podermos colaborar à distância também. Se for necessário a ida até a Ilha do Bananal, nós vamos montar uma equipe e seguiremos até lá para apoiá-los", concluiu a prof.ª Claci Rosso.

"Nosso apoio vai além da doação de materiais. Atuamos também na luta por busca de apoio dos karajás”,  ressaltou a professora Maria do Socorro Pimentel. O Núcleo Takinahaky de Formação de Professores Indígenas da UFG publicou uma carta aberta, repudiando condutas genocidas e falas discriminatórias contra os povos indígenas brasileiros e conclamando a população para lutar contra o racismo em nosso país.

Mascaras_aldeias.jpg

Equipe saiu para realizar a entrega no dia 5 de agosto e enfrentaram 48 horas de viagem

 

Outros Projetos

Além do Projeto EPI-UFG, a FEN desenvolveu outras ações de proteção à vida no contexto da pandemia. Conforme explicou a professora Claci Rosso, a FEN lançou recentemente a ação Cuidar Sempre: COVID-19, que visa alcançar populações em situação de vulnerabilidade social, onde se incluem catadores de material reciclável, imigrantes estrangeiros e refugiados, indivíduos em situação de rua, profissionais do sexo, pessoas LGBTQI+, entre outros, na região da Grande Goiânia.

Outra ação promovida pela FEN é Tenda Triagem, que atende os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19, e mais recentemente, passou a atender também crianças e adolescentes de grupos específicos. Você pode saber mais sobre os horários de funcionamento do Cuidar Sempre e do Tenda Triagem através deste link. Por fim, a FEN soma suas ações também o projeto Sanrural que busca promover o saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais. Vale destacar que, recentemente, o curso de especialização deste projeto formou mais de 300 especialistas em saneamento e saúde ambiental, em uma proposta inédita no Brasil.

Source: Secom/UFG

Categories: Notícias Proec FEN/UFG Projeto EPI