FEFD/UFG é contrária a reabertura de espaços de atividades físicas
A Unidade Acadêmica disponibilizou materais de apoio e orientação de boas práticas para toda a população
Texto: Caroline Pires - Secom/UFG
Entrevista: Ana Flávia Pereira - Rádio Universitária/UFG
A Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG) se manifesta contrária a reabertura dos espaços de atividades físicas no contexto da pandemia da Covid-19. O Conselho Diretor da Unidade Acadêmica defende que uma reabertura segura só será possível quando a curva de casos em Goiás apresentar diminuição sustentada ou que os protocolos mais recentes de gestão do risco de contaminação estejam suficientemente testados, aprovados e que possam ser seguidos à risca.
A professora Priscila de Cesaro Antunes (FEFD/UFG) entende que a abertura de academias neste momento gera a sensação falsa de que a vida segue normalmente durante a pandemia, o que não é verdade. "Muitas pessoas querem frequentar esses espaços. Porém a abertura pode ampliar a exposição e o aumento da taxa de transmissão pelo novo coronavírus", explicou. Segundo ela, além dos alunos, os demais profissionais que trabalham o dia todo nestes ambientes fechados também ficam mais suscetíveis ao contágio e merecem toda a atenção. "É necessária e urgente a adoção de políticas públicas com aportes financeiros para este setor, direcionando apoio para as pequenas e médias empresas, além de auxílio para os profissionais autônomos", defendeu.
FEFD em casa
Atenta a necessidade e a importância da realização de atividades físicas para a manutenção da saúde, a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) criou um espaço onde reúne uma série de ações e iniciativas com o objetivo de nortear a população neste momento de crise sanitária. No FEFD em casa é possível acessar não só estudos e eventos que estão sendo realizados, mas também ebook sobre Exercício e Imunidade, Manual para praticar exercícios físicos em casa além de sugestões para atividades que podem ser realizadas com crianças.
A FEFD reforça a recomendação que a população realize atividades físicas em casa, considerando as suas especificidades e, preferencialmente, com a supervisão remota de Profissionais de Educação Física, até que seja possível reabrir os espaços de atividades físicas com garantida segurança.
Confira a entrevista completa, lives sobre atividades físicas já realizadas pela FEFD a nota do Conselho Diretor da FEFD.
Fuente: Secom/UFG e Rádio Universitária/UFG