Ações de extensão da UFG impactam no enfrentamento da Covid-19
Desde março a Proec/UFG tem encabeçado o desenvolvimento de projetos de grande relevância social
Texto: Caroline Pires
Diante do cenário da pandemia da Covid-19, a extensão universitária na UFG precisou se adaptar. Enfrentando o desafio, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG) têm estruturado novas e profícuas ligações com a sociedade desenvolvendo ações que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Desde março a UFG está atuando em divesos projetos não só na área de saúde, mas também com ações de cultura, assistência social, realização de eventos online e programas de enfrentamento à doença.
A pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Lucilene Sousa, explica que a atuação da Proec é pautada na aproximação, integração e parceria da universidade com a comunidade em geral. "A extensão universitária é uma expressão do compromisso social da universidade com a sociedade, pois representa o elo da pesquisa e do ensino adquirido pelos seus discentes e propagado pelos seus docentes, em um processo continuo de ensino-aprendizagem, cheio de trocas, saberes, ciência e mutualidade", explicou. Com a demanda para a alteração do fluxo habitual da extensão com a necessidade de isolamento social a execução dos trabalhos precisou se adaptar para atender as medidas protocolares dos organismos internacionais.
Neste sentido, a Proec criou o Programa UFG no enfretamento a COVID com o objetivo de agregar todas as ações de extensão propostas pela comunidade universitária que visassem proteger e promover a saúde da população diante da doença. Segundo a professora o desafio de continuidade dos projetos foi apresentado aos coordenadores de extensão e cultura da UFG, que iniciou o ano de 2020 com mais de 3 mil ações de extensão cadastradas. As ações inseridas no programa abrangem um leque de ações em diversas áreas do conhecimento abarcando promoção, prevenção assistência, serviços, educação continuada.
Saiba mais sobre alguns projetos que estão sendo desenvolvidos:
Atendimento para população em vulnerabilidade social
Manutenção de ventiladores mecânicos
Criação de protótipo de ventiladores mecânicos
Telemonitoramento de casos de Covid-19
Produção de Equipamentos de Proteção Individual - Projeto EPI
Ações para mitigar Covid-19 em canteiros de obras
Curso Teórico-Prático Covid-19 - Pandemia
Ciclo de palestras: Pensando a Cidade 2020
Vídeo Pequi com SUS: proseando sobre a importância do SUS em tempos de pandemia
Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, durante a entrega de ventiladores mecânicos que são utilizados em Hospital de Campanha do estado
Lives #CulturaNaUFG já realizou mais de 50 eventos online desde março deste ano
Projeto UFG Solidária já entregou centenas de cestas básicas para população em vulnerabilidade social
Tenda Triagem Covid-19 realiza testagem no sistema drive thru
Projeto EPI-UFG já entregou milhares de equipamentos de proteção individual. Seja voluntário no projeto.
Projeto Pneuma atua também na criação de protótipo de respirador mecânico mais barato e viável para produção
Quelle: Secom/UFG